<
>

Jogo independente ou atualização? Onde está a Copa do Mundo em FIFA 18

O principal torneio de futebol do mundo ficará de fora em FIFA 18? Divulgação/EA Sports

Em todo ano de Copa os jogadores de FIFA se perguntam: quando colocaremos as mãos no game especial do maior evento de futebol? Bem, a Copa do Mundo 2018 da Rússia bate à porta, mas não há sinal algum que a Electronic Arts satisfaça aqueles que esperam quatro anos, tanto na vida real quanto na virtual, para jogar com a nata do esporte mais popular do globo.

Torcedores do mundo todo querem ver sua seleção jogar ou as grandes favoritas em ação mostrarem seu valor. Querem comprar camisas, colecionam figurinhas e jogar FIFA. Para celebrar a maior das competições do futebol bretão, a EA tem lançado em jogo independente de sua franquia, focados nas seleções e estádios oficiais.

Os jogadores se divertiram com World Cup 98, 2002 FIFA World Cup, FIFA 06: Road to FIFA World Cup, 2010 FIFA World Cup South Africa e 2014 FIFA World Cup Brazil. A Electronic Arts possui direito sobre a produção de jogos do torneio até 2022, mas, em 2018, ainda não há nada no horizonte.

SE FOR INDEPENDENTE

2014 FIFA World Cup Brazil foi lançado em 17 de abril de 2014 como um jogo independente para PlayStation 3 e Xbox 360, ou seja, a geração atual ainda não viu um game da competição. O jogo tem 202 seleções, todas as arenas da “Copa das Copas”, além de alguns templos como Estádio Azteca, Santiago Bernabeu e Wembley Stadium.

A Copa da Rússia começa em 14 de junho, portanto falta pouco tempo entre a postagem desta nota e uma possível comercialização de uma game próprio, desligado de FIFA 18. Mesmo que fosse somente por mídia digital, o tratamento dado ao jogo requer mais tempo para sua venda, principalmente para quem precisa ser convencido da compra de um jogo a parte após ter investido em FIFA 18.

SE FOR UMA ATUALIZAÇÃO

Caso tenhamos a oportunidade de jogar algo especial sobre o mundial, a chance maior é de um DLC ou atualização em FIFA 18. Seria um conteúdo especial, totalmente voltado para a Copa, com projeto gráfico e componentes (estádios, jogadores, uniformes) próprios.

Neste caso, a EA deve estar atenta para que não se repita o que aconteceu com a atualização da Euro 2012, expansão relacionada ao torneio de seleções do Velho Continente, que teve uma péssima recepção por parte do público.

A Euro 2012, para FIFA 12, continha, dos 53 times, apenas 29 seleções licenciadas – ou seja, 24 tinham times genéricos. A EA não conseguiu fechar acordos individualmente com todas as federações e o resultado foi algo parcialmente oficial.

Para ser um bom produto, a expansão teria que atualizar seleções, escalações e incluir todos os 12 estádios russo que estarão no mundial.

Por ser um download, mesmo lançado próximo ao evento, “beberia” do hype criado pela competição mundial de futebol. Outro ponto a ser levado em conta é a final da temporada com a decisão da Champions League. Seria um ponto final nas grandes ligas europeias e colocaria de vez o foco na Copa.

COMO SERIA

O site Goal.com, que possui versões em vários países, espera que seja realmente uma expansão e não um jogo independente, com versões para Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Outra pista do possível game vem da Espanha. O comentarista espanhol do game, Manolo Lama, em entrevista a uma rádio local, a COPE, deu “com a língua nos dentes” e disse que havia gravado material personalizados para a expansão que estaria a caminho. Segundo Lama, o conteúdo seria lançado entre março e abril. Bem, a passagem entre os meses aconteceu e nada.

Dentre os modos de jogo, o mundial se aproveitaria do formato de Copa que já está presente no game. O jogador não teria trabalho algum em montar o torneio, a não ser que optasse pela opção personalizada, para quem sabe colocar na disputa sua seleção que não conseguiu vaga para a Rússia. A inclusão de mais seleções permitiria a chance de uma opção de Eliminatórias.

Assim como em FIFA 14, o modo Ultimate Team também teria sua parcela. Torneios, desafios de montagem de elenco e demais atrações poderiam se aproveitar do novo conteúdo. Uma atualização nos jogadores que formam as escalações, com direito a cards especiais em pacotes de FUT, pode ser um dos focos da EA e o tema de nosso próximo tópico.

QUEM PAGA A CONTA?

Se lançar mais um jogo no mercado rende grande, ainda mais um que usar a “carcaça” de outro, motivos econômicos barram um game do mundial? Definitivamente, não. Se cobrar, a EA recebe no sistema tradicional.

Na possibilidade de ser digital, há uma diminuição de custos, que abriria espaço para uma expansão gratuita. Então a EA, famosa por sua voracidade monetária, perderia a oportunidade de lucrar? Não, se ela explorar algo que já rende dinheiro para seus cofres.

Com a junção entre o DLC e Ultimate Team, a busca por jogadores especiais em pacotes, que custam dinheiro, seria a maneira de ter lucro.

QUERO JOGAR AGORA

Não aguenta mais esperar por jogo independente, expansão ou tampouco o mundial em si? Então use o que FIFA 18 já disponibiliza para entrar no clima da Copa. O jogo atual possui uma opção para criação de Copa do mesmo formato do torneio real. Dá para você jogar no formato fiel ao da Rússia, personalizar regras e seleções, jogar sozinho ou desafiar os amigos.

A partir da tela principal de FIFA 18, entre na aba “Jogar”. Entre em “Torneios” e acesse “Torneio Personalizado”. Na tela de Configuração, a primeira, selecione “Grupos e mata-mata”. Para recriar fielmente a Copa, configure da seguinte maneira:

• Número de times: 32
• Preenchimento automático: Não
• Nome do torneio: Copa do Mundo
• Opções avançadas: Sim

Na próxima tela, escolha o modelo da taça e o estádio da final. Para continuar a configuração fiel, na opção Partidas contra times do grupo, deixe o valor em “1”.

Na próxima tela, selecione as seleções que estarão na Copa. Infelizmente, Marrocos, Irã, Croácia, Nigéria, Costa Rica, Sérvia, Coreia do Sul, Panamá, Tunísia, Japão e Senegal não fazem parte de FIFA 18. Aqui, adicione equipes do mesmo grau de dificuldade das equipes que estão fora ou adicione seleções que não conseguiram classificação, como EUA, Holanda e Itália.

Na tela de Grupos, ajuste os times da mesma configuração que a Copa da Rússia. Salve seu progresso e se divirta sozinho (é possível simular partidas) ou com amigos. A sua Copa possui as fases de grupos, mata-matas e a grande final.

Dica: Você pode recriar Copas passadas com número respectivos de participantes, com as seleções que estiveram presentes e as regras utilizadas.