<
>

Copa do Mundo feminina: TUDO que você precisa saber sobre o torneio

Chegou a hora! Nesta sexta-feira, começa a Copa do Mundo feminina de futebol. As principais jogadoras do planeta se reúnem na França para decidir quem é a melhor seleção. E o ESPN.com.br não podia te deixar despreparado nessa hora! Preparamos um guia com TUDO que você precisa saber sobre o torneio!

Quando

A Copa do Mundo feminina terá o duelo entre França e Coreia do Sul, às 16h (de Brasília), como jogo de abertura. O Brasil estreia no domingo, às 10h30, contra a Jamaica. A fase de mata-mata começa em 22 de junho, e a decisão acontecerá em 7 de julho.

Onde

A competição acontecerá pela primeira vez na França. Serão nove sedes: Lyon, Paris, Nice, Montpellier, Rennes, Le Havre, Valenciennes, Reims e Grenoble. A abertura será no Parque dos Príncipes, em Paris, e a final no Groupama Stadium, em Lyon.

Os grupos e a disputa

São seis grupos de quatro seleções cada. As duas primeiras se classificam às oitavas de final junto com as quatro melhores terceiras colocadas.

A mascote

Na Copa feminina, teremos uma segunda geração de mascote. Isso porque a Fifa diz que Ettie é filha do famoso Footix, o passarinho que foi mascote do Mundial de 1998.

As favoritas

ESTADOS UNIDOS

É clichê, mas a seleção norte-americana é sempre uma das equipes mais fortes. Com alguns nomes estreando na Copa e iniciando uma renovação, os EUA tentam seu quarto título em mundiais.

FRANÇA

As anfitriãs chegam com mais força do que nunca. Sediando pela primeira vez a Copa, a França é uma das candidatas a levantar a taça. Além do ‘fator casa’, as francesas contam com nomes da elite do futebol feminino: Amandine Henry, Wendie Renard e Eugénie Le Sommer. O Lyon é o clube mais vencedor, atual campeão da Champions e detentor de 6 títulos do torneio, e tem elenco composto em sua maioria por atletas locais. O título masculino da Copa-2018 na Rússia também torna o clima no país em festa.

INGLATERRA

As ‘leoas’, como são apelidadas, desenvolveram o futebol feminino nos últimos anos. O país criou a Women Super League (Campeonato Inglês) e os clubes, como Liverpool, City, Arsenal e Chelsea, criaram suas equipes. Com isso, nomes fortes sugiram no país. A Inglaterra venceu em março a She Believes Cup, derrotando Brasil, EUA e Japão.

ALEMANHA

Outra equipe tradicional em Copas. A Alemanha é a única seleção que venceu duas vences seguidas o torneio (2003 e 2007) e quer voltar a levantar o troféu. As alemãs contam com uma das melhores goleiras do torneio, Almuth Schult, e têm a camisa 10 e estrela do time, Dzsenifer Marozsan.

HOLANDA

Uma das seleções que mais cresceu nos últimos anos é a Holanda. A ‘laranja mecânica’ é a atual campeã da Eurocopa e tem uma geração promissora: Danielle van de Donk, Lieke Martens, Vivianne Miedema e a vencedora da Champions, Shanice van de Sanden.

AUSTRÁLIA

As australianas têm uma das craques da competição: a capitã Sam Kerr. As ‘matildas’ chegam para a Copa com muita moral e estão no grupo C, junto a Brasil, Itália e Jamaica.

E o Brasil?

Mundial é Delas #3 | Calçade explica escassez de 'Martas' e realidade do futebol feminino

A conquista do título inédito da Copa não parece estar próximo. A seleção feminina vai para a França com uma bagagem preocupante: 9 derrotas seguidas. Com a comissão muito questionada, as atletas 'se fecharam' para a disputa do torneio.

Com nomes mais do que conhecidos, a equipe canarinho quer surpreender na competição. Formiga irá para sua sétima Copa, recorde histórico; Marta e Cristiane para a quinta. Mas vale ficar de olho nos novos rostos: Ludmila, atacante do Atlético de Madrid, é um dos destaques da equipe.

O Brasil está no grupo C, ao lado de Itália, Jamaica e Austrália.

Mundial é Delas #4 | Seleção brasileira, polêmicas e Vadão: Júlia Vergueiro is 'on fire'

As craques

Mundial é Delas #2 | Luana Maluf monta ‘seleção da Copa’ e nomes para ficar de olho

Marta, claro, puxa a lista. Seis vezes melhor do mundo, ela tenta fazer o que parece quase impossível: carregar o Brasil até o título. A australiana Sam Kerr tem sido a goleadora mais prolífica do futebol feminino mundial. A alemã Marozsan é duas vezes melhor do mundo e acaba de liderar o Lyon para mais um título de Champions. Martens ajudou a alavancar a Holanda ao título da última Eurocopa. A norte-americana Tobin Heath tem 10 gols e 7 assistências em 15 partidas pela seleção desde 2018. E a francesa Amandine Henry é daquelas jogadoras completas, que pode desempenhar um papel defensivo e ofensivo com a mesma maestria.

Candidatas a craque não faltam para a Copa do Mundo feminina.

Recordes para o Brasil?

Mundial é Delas #5 | Aline Pellegrino revela 'segredos' do vestiário da seleção brasileira

A seleção brasileira entra em campo com recordes para serem quebrados.

Dois deles deles são fáceis. Assim que atuar pela primeira vez, Formiga terá participado de sete Copas do Mundo, deixando a japonesa Homare Sawa para trás e se isolando como recordista em participações. Aos 40 anos, 11 meses e 6 dias na data de estreia, ela também tirará um recorde que hoje pertence à norte-americana Christie Rampone - 40 anos e 11 dias - e se tornará a jogadora mais velha a atuar em Mundiais.

Já Marta precisará marcar dois gols para superar Miroslav Klose no posto de maior artilheiras de Copas, considerando, claro, as edições masculina e feminina. Entre as mulheres, ela já tem o recorde com 15 gols - o alemão fez 16 entre os homens.

O mais difícil está relacionado a Formiga. Ela precisa jogar seis partidas para empatar com a norte-americana Kristine Lilly (que tem 30) como atleta com mais jogos em Copas. O Brasil precisaria chegar pelo menos até a semifinal para isso acontecer.

França país do futebol?

Outra marca importante pode ser alcançada: jogando em casa, a França pode se tornar a primeira seleção a ser campeã do mundo entre homens e mulheres ao mesmo tempo. O título na Copa masculina foi conquistado no ano passado, na vitória sobre a Croácia na final, com um time comandado por Antoine Griezmann e Kylian Mbappé.

Curiosidades

Mundial é Delas #1 | História da Copa, Hofman guru e teste de conhecimento

- Sete seleções continuam tendo participado de TODAS as oito edições da Copa do Mundo feminina: Alemanha, Brasil, EUA, Japão, Nigéria, Noruega e Suécia.

- O Brasil é, portanto, o único país do mundo a disputar TODAS as edições de Copa tanto entre homens como entre mulheres.

- Por outro lado, são quatro estreantes: África do Sul, Chile, Escócia e Jamaica.

- A maior goleada de Copas femininas foi em um clássico mundial entre os homens. Em 2007, a Alemanha fez incríveis 11 a 0 na Argentina.

- Atuais campeões, os EUA são os maiores detentores de troféus entre as mulheres, com três títulos. A Alemanha, porém, é a única seleção que ganhou consecutivamente: 2003 e 2007.

- A única seleção que conseguiu conquistar o título jogando em casa é também a dos EUA, em 1999.

- O VAR também vai fazer sua estreia na Copa do Mundo feminina - no ano passado, o VAR já estrou no Mundial masculino.

Teste seus conhecimentos!

E agora que você chegou até aqui, é hora de testar seus conhecimentos sobre a Copa do Mundo feminina! Topa o desafio?