Em situação complicada na disputa por uma vaga na próxima Eurocopa, a Itália faz nesta sexta-feira (17), com transmissão pela ESPN no Star+, um jogo-chave pela classificação ao torneio em que é a atual campeã. Porém, terá pela frente ninguém menos do que um dos adversários mais traumáticos em sua história recente: a Macedônia do Norte, que tirou dos italianos o sonho de jogar a última Copa do Mundo.
A tetracampeã mundial, que já não havia disputado o torneio em 2018, na Rússia, foi para a repescagem em 2022 e acabou surpreendida pela Macedônia. Em um jogo em que teve grande domínio, mas não conseguiu converter em gols, a seleção italiana foi castigada com um tento anotado por Aleksandar Trajkovski em um forte chute de fora da área, nos acréscimos do segundo tempo.
E desde aquele fatídico 24 de março de 2022, muita coisa mudou na Itália. Roberto Mancini, que pouco antes daquilo vivia fase incrível, com direito ao título da Euro e a maior série invicta da história das seleções, não suportou a pressão de não ir para a segunda Copa em sequência e decidiu pedir demissão, se rendendo aos milhões de dólares da Arábia Saudita para assumir a equipe nacional.
Para o seu antigo cargo, o escolhido foi Luciano Spalletti, campeão italiano com o Napoli na última temporada, mas que optou por deixar a equipe para um "ano sabático", interrompido por causa do convite da seleção.
Desde a chegada dele, alguns nomes pesados da Itália nos últimos anos, como o zagueiro Giorgio Chiellini, o volante Marco Verratti e os atacantes Lorenzo Insigne e Ciro Immobile perderam espaço para jogadores mais jovens, entre eles Mateo Retegui, argentino que se naturalizou italiano e fez gols logo em sua primeira oportunidade na Azzurra.
Quem também está fora da seleção é Sandro Tonali. O volante do Newcastle, considerado um dos italianos de mais talento na atualidade, está suspenso por conta de um escândalo de apostas esportivas. Em sua vaga no meio-campo, quem voltou a aparecer é Jorginho, grande destaque na campanha do título da Euro, mas apontado como um dos principais culpados pela não ida da seleção à Copa, já que desperdiçou um pênalti em duelo com a Suíça.
CLIQUE AQUI E VEJA O DUELO ENTRE ITÁLIA E MACEDÔNIA DO NORTE!
Tênis, NHL 'europeia', NBA e mais!
E o jogaço entre Itália e Macedônia do Norte não é a única grande atração da sexta-feira pela ESPN no Star+.
A partir das 8h, tem toda a emoção de mais um dia do ATP Finals. Às 16h, é a vez da NHL, com o confronto entre Toronto Maple Leafs e Detroit Red Wings, disputado diretamente de Estocolmo, na Suécia.
Durante a noite, destaque para a NBA, com dois jogos. Às 21h30, a bola sobe para Sacramento Kings e San Antonio Spurs. Na sequência, o Phoenix Suns encara o Utah Jazz.