<
>

Esquema mais ofensivo? Tite evita rotular escalação do Brasil em 4 a 0: 'Jogadores só podem criar se há sustentação atrás'

Após a vitória diante do Paraguai por 4 a 0, o técnico Tite preferiu não rotular o esquema usado na seleção brasileira como ofensivo: 'Esses jogadores só podem criar se há uma sustentação atrás'


Passada a goleada por 4 a 0 sobre o Paraguai, no Mineirão, o técnico Tite preferiu não rotular o esquema usado como ofensivo. Embora tenha colocado em campo um time com dois meias mais criativos, Philippe Coutinho e Lucas Paquetá, contando apenas com Fabinho como volante com características de mais marcação, o comandante da seleção brasileira preferiu analisar sua equipe como um todo.

“Eu não me atenho muito a essa denominação, três atacantes é [um esquema] mais ofensivo, dois meias é [um esquema] mais ofensivo. Esses jogadores só podem criar se há uma sustentação atrás. Eu entendo o que está falando, mas não consigo conceber futebol onde não há equilíbrio das peças, uma harmonia”, disse Tite.

Após o empate com o Equador na última rodada, o Brasil entrou em campo no Mineirão determinado a fazer um jogo diferente e a se impor jogando em casa. E foi exatamente isso o que aconteceu.

“Quando tem jogos em que estamos inspirados, como hoje, essa fluidez acontece, o resultado acontece”, prosseguiu Tite.

Mesmo com uma formação teoricamente ofensiva, o Brasil contou com mecanismos que mantiveram a segurança na defesa, como a presença de Daniel Alves por dentro.

Apesar de ter sido escalado como lateral-direito, o atleta ajudou a construir as jogadas no meio-campo e a dar mais solidez na marcação no setor quando necessário.

“Fizemos uma saída [de bola] diferenciada, ela é tática, passa pelo trabalho que fizemos com as duas equipes, a que inicia jogando e a que fica fora. Isso dá um link muito bom”, concluiu Tite.

O Brasil ainda tem mais dois compromissos nas eliminatórias sul-americanas. No dia 24 de março, o time canarinho recebe o Chile. Já no dia 29 do mesmo mês a seleção enfrenta a Bolívia na altitude.