<
>

Oscar na ESPN: de Michael Jordan e O.J. ao rúgbi, veja os documentários ligados à estatueta mais desejada do cinema

play
'Treta' na NBA, título histórico no rugby e mais: a mistura entre Oscar e os filmes do WatchESPN (1:12)

Mariana Spinelli te deixa por dentro dos filmes ligados ao Oscar que você pode conferir no WatchESPN (1:12)

No próximo domingo, 9 de fevereiro, acontece a cerimônia de 2020 do Oscar, a premiação mais glamourosa e midiárica do cinema. Aproveitando a data, a ESPN relembra seus filmes que já venceram ou têm alguma relação com a estatueta dourada.

Além da clássica série O.J.: Made in America, que levou o Oscar de melhor documentário em 2017, conheça outros filmes da série 30 for 30 com diretores ou atores indicados ao prêmio.

Você pode ver todas estas produções e muitas outras quando e onde quiser no WatchESPN.

O.J.: Made in America

Episódio 1 / Episódio 2 / Episódio 3 / Episódio 4 / Episódio 5

O.J. Simpson é um personagem enigmático na história dos EUA. Ele é um lendário running back da NFL, mais tarde seria um astro das telas como ator e ainda o personagem central de um assassinato.

Dirigido por Ezra Edelman, e com a premissa de tentar decifrar o caso e a história de O.J., o documentário, ganhador de Oscar em 2017, também transcende todo esse cenário e retrata o quadro sócio-político norte-americano das décadas de 1960 a 1990, assim como a luta pelos direitos civis.


Winning Time: Reggie Miller x The New York Knicks

Um dos melhores arremessadores de três pontos da história da NBA, Reggie Miller foi um dos grandes jogadores da liga na década de 90. E deixou uma marca. O documentário relembra a série semifinal da Conferência Leste de 1995, quando o camisa 31 do Indiana Pacers acabou com o New York Knicks liderado por Patrick Ewing.

Deste modo, Miller virou inimigo número um da torcida dos Knicks e do torcedor símbolo da franquia, Spike Lee, diretor de “Infiltrado na Klan” (vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado em 2019). Inclusive, durante uma partida, o jogador e o cineasta chegaram a discutir e trocar gestos ofensivos.


The 16th Man

Com base na Copa do Mundo de rúgbi de 1995, o documentário relembra como foi a histórica e improvável campanha do time da África do Sul, que sediava o torneio e saiu campeã após uma vitória contra a tradicional e favorita Nova Zelândia.

O diretor Cliff Bestall usa essa história para falar sobre a luta racial no país, que um ano antes tinha derrubado o apartheid. Morgan Freeman, vencedor do Oscar em 2004 (melhor ator coadjuvante no filme Menina de Ouro), é o narrador da história, que mostra a união de duas nações em uma com o aperto de mão de Nelson Mandela e o capitão dos Springboks após o título.


Jordan Rides the Bus

No auge de sua carreira, após levar o Chicago Bulls ao tricampeonato da NBA, Michael Jordan foi surpreendido com a morte de seu pai e decidiu largar o basquete para ir jogar beisebol, um sonho antigo do pai do atleta.

O diretor Ron Shelton, indicado ao Oscar em 1989 (melhor roteiro original com o filme Sorte no Amor), mostrou a carreira de Jordan nas ligas menores da e tentou explorar as motivações que levaram um dos atletas mais competitivos da história a praticar um novo esporte onde ele estava longe dos holofotes e dos melhores.


The Price of Gold

Duas atletas prometiam roubar a cena na Olimpíada de Inverno de 1994: Nancy Kerrigan e Tonya Harding. As patinadoras prometiam uma grande disputa no gelo pela tão sonhada medalha de ouro. No entanto, algumas semanas antes do início dos Jogos, Nancy Kerrigan foi surpreendida e espancada no joelho direito. Um ex-marido de Tonya Harding havia planejado o ataque com seus amigos para eliminar Nancy da competição.

A diretora Nanette Burstein, indicada ao Oscar em 2000 (melhor documentário com o filme On the Ropes), visita duas décadas depois a conturbada vida de Harding, que ainda enfrenta as perguntas sobre o quanto estava envolvida na agressão contra Kerrigan.


Chasing Tyson

Mike Tyson dominou o mundo do boxe nas décadas de 80 e 90. Evander Holyfield também era um dos astros do esporte na época. Os dois se enfrentaram duas vezes nos ringues e ambos os combates ficaram marcados como os mais memoráveis da história do esporte - mas por razões muito diferentes.

O diretor Steven Cantor, indicado ao Oscar em 1994 (melhor documentário de curta-metragem pelo filme Laços de Sangue: A Vida e Obra de Sally Mann), tenta explicar um dos motivos de Holyfield ser mais lembrado pelas lutas com Tyson do que por suas outras conquistas na carreira.


The Band That Wouldn't Die

Na NFL, é comum uma franquia mudar de uma cidade para outra. Em março de 1984, uma empresa de mudanças secretamente empacotou os pertences do então Baltimore Colts, guardou em suas vans e moveu tudo para a cidade de Indianápolis, deixando os torcedores chocados e descrentes com a saída tão repentina.

Vencedor do Oscar em 1989 (melhor diretor com o filme Rain Man), Barry Levinson, que também era torcedor do Baltimore Colts, tenta explicar os motivos do proprietário do time, Robert Irsay, ter dados as costas a uma cidade que estava ligada intimamente com a equipe, além de mostrar como foi a reação dos fãs que ficaram sem o seu time do coração.