<
>

Botafogo fora, Vasco dentro, Fla com melhor campanha e Flu sob risco: o 'louco' mata-mata final do Carioca

play
Questionado sobre 'regulamento confuso' do Carioca, Éverton Ribeiro sorri e admite: 'Não sabia dessa possibilidade' (0:48)

É melhor para o Flamengo que o Vasco seja campeão da Taça Rio?Entenda a 'novidade'. (0:48)

"Nem eu sabia disso" Éverton Ribeiro, do Flamengo, ao ser questionado sobre o regulamento do Campeonato Carioca.

Fique tranquilo, você e Éverton Ribeiro não são os únicos com dúvidas em relação ao "louco" regulamento do Campeonato Carioca. Para tentar esclarecer alguns pontos, o ESPN.com.br mostra quais times avançam às semifinais da Taça Rio e como ficou definido o mata-mata final.

TAÇA RIO - Segundo turno

Esta parte é mais fácil.

Líder do grupo B, o Fluminense (11 pontos) enfrenta o Flamengo (14 pontos), segundo do grupo C, na semifinal. O Vasco (oito pontos), vice-líder da mesma chave B, vai pegar na outra semi o Bangu (15 pontos), que ficou à frente do clube rubro-negro na A.

CAMPEONATO CARIOCA - Turno final

É aí que mora o perigo.

Vamos lá, com calma.

Primeiro, a parte fácil: o Vasco, campeão da Taça Guanabara, está garantido em uma das semifinais - restam três vagas.

O Flamengo, dono da melhor campanha geral do campeonato (Taça Guanabara + Taça Rio), avança também, com 27 pontos em 11 jogos - restam duas vagas.

O Bangu, que derrotou o Vasco no último sábado, aparece com a terceira colocação geral (22 pontos em 11 jogos) e também está classificado para o mata-mata - resta uma vaga.

Voltando um pouco, vamos explicar melhor: se o Fla tem a melhor campanha e o Bangu tem a terceira, o que acontece com o dono da segunda principal classificação? Nada, porque a equipe é o Vasco, que já está na semifinal como campeão da Taça Guanabara (primeiro turno).

Ou seja, resta uma vaga. E ela será definida apenas no dia 31 de março, quando o campeão da Taça Rio será consagrado. E esta é a chance do Fluminense, que soma 21 pontos na classificação geral, ocupando a quarta colocação.

A equipe de Fernando Diniz só se garante no mata-mata se for campeã da Taça Rio ou se o Vasco não conquistar o troféu da mesma.

Vasco? Como assim?

Se o time comandado por Alberto Valentim conquistar o segundo turno, vai direto para final do Campeonato Carioca e faz com que o certame tenha apenas o mata: que não contaria com o Fluminense, mas, sim, com Bangu x Flamengo. O vencedor deste confronto enfrentaria o Vasco na decisão final.

Ou seja, o time de Ganso e companhia pode até precisar "torcer" para Flamengo e Bangu.

E como os confrontos serão definidos?

O campeão de Taça Guanabara/Taça Rio que tiver o melhor desempenho geral no torneio enfrenta o pior colocado dentre os classificados para esta fase.

Os vencedores de turno terão vantagem de empate e mando de campo.

ELIMINADOS

O Botafogo está fora. Volta Redonda, Cabofriense, Boavista, Resende e Madureira também não disputam mais nada.

Americano e Portuguesa-RJ ficaram nas últimas colocações.