<
>

'Maior entrevista de empregos', Combine da NFL começa hoje, mas resultados podem enganar

John Ross espantou todo mundo no Combine, mas foi mal na temporada de calouro Joe Robbins/Getty Images

Nesta terça-feira começa oficialmente o NFL Combine. Os jogadores só irão para campo a partir da quinta-feira, dia 1º, mas kickers, jogadores de times especiais, de linha ofensiva e corredores já chegam em Indianapolis para se registrarem e passarem por exames médicos.

O Combine é muitas vezes descrito como a “maior entrevista de emprego” da liga, já que mais de 300 jogadores saídos das universidades de todo o país irão participar de exames, testes de campo e entrevistas, com times e imprensa, para demonstrarem que realmente merecem uma chance.

Mas o desempenho nos testes físicos está longe de ser determinante para apontar se um prospecto será ou não um grande jogador na NFL.

No ano passado, por exemplo, um dos nomes mais comentados foi o de John Ross. O wide receiver espantou a todos quando quebrou o recorde do tiro de 40 jardas, completando a distância em apenas 4,22 segundos.

Ross foi o 9º selecionado do draft, sendo recrutado pelo Cincinnati Bengals, mas pouco jogou. Ele terminou as 40 jardas com um problema na coxa, depois passou por uma cirurgia no ombro, e seu desempenho na temporada de calouro se limitou a um jogo, nenhuma recepção, uma corrida de 12 jardas e um fumble.

O safety Obi Melifonwu saltou 3,58 m no salto em distância (que não tem a corrida para impulso, como no atletismo). A marca foi a segunda maior desde 2006. Ele também teve a melhor marca no salto vertical, mas acabou jogando apenas 33 snaps pelo Oakland Raiders, que o selecionou na 2ª rodada.

Entre os quarterbacks, a situação é um pouco mais complexa, já que há muitos outros fatores a serem considerados.

Em 2017, o mais atlético de todos foi Trevor Knight, que liderou a posição nas 40 jardas, em salto vertical, salto em distância e terminou em segundo no percurso das 20 jardas, conhecido como “5-10-5”. Fisicamente impressionante, foi considerada até a chance de que ele nem sequer jogasse como QB, mas acabou não sendo draftado, foi dispensado pelos Cardinals em setembro, e acabou na lista de contundidos do time de treino dos Falcons.

Já na precisão dos passes, Deshaun Watson impressionou e correspondeu em campo, lançando para 1.699 jardas e 19 TDs nos seis jogos que foi titular antes da lesão no joelho.

E ainda há a parte da entrevista, quando membros da comissão técnica das franquias têm a oportunidade de conversar com os candidatos para saber como se comportam, como analisam jogadas, entre outras coisas.

E o sucesso em campo também pode ser relativo. O defensor Myles Garrett, que chegou ao Combine apontado como o principal prospecto e correspondeu no teste, correndo as 40 jardas em 4,64 segundos, a quinta melhor marca para um defensor de 122 quilos desde 2006.

Selecionado pelo Cleveland Browns como número 1, ele só conseguiu estrear na quinta semana por causa de um problema no tornozelo, mas terminou a temporada com 7 sacks, o segundo melhor número entre os calouros. Mesmo assim, não foi o suficiente para impedir o 0-16 dos Browns no ano.