Barcelona: Contrato vitalício para Messi, Xavi como técnico, Mbappé e até Haaland; um resumo do debate presidencial

O Barcelona vive dias críticos. Depois de Josep Bartomeu ser preso por conta do caso 'Barçagate', o clube catalão está na expectativa de eleger seu novo presidente. Os candidatos são Joan Laporta, Víctor Font e Toni Freixa.

Pensando nisso, o Grupo Godó (Mundo Deportivo, La Vanguardia, RAC1 e 8TV) realizou um debate com os três candidatos e os principais assunstos foram Lionel Messi, Xavi Hernández, Mbappé e até Haaland.

Continuidade de Lionel Messi

O primeiro tema a ser tratado foi a continuidade de Lionel Messi. O craque argentino tem contrato até o próximo dia 30 de junho e ainda não decidiu se irá renovar com o clube catalão ou se irá continuar a carreira longe do Camp Nou.

Para os três candidatos, a permanência de Messi é unanimidade e tratada como plano principal. Ambos creem que um projeto esportivo é o que seduzirá o argentino a seguir - e terminar - a carreira no Camp Nou. Víctor Font ainda foi mais enfático: oferecer um contrato vitalício ao craque.

No entanto, Laporta cravou que Messi só continua no clube se ele for eleito presidente, o que irritou os outros candidatos.

"Com o Messi tenho uma relação de estima e respeito. Tenho certeza de que, se outro candidato vencer, ele não continuará".

Xavi Hernández e sua função

Outro assunto abordado foi o papel que Xavi Hernández teria em cada mandato dos presidentes. O ex-jogador, que vestiu a camisa blaugrana em 767 oportunidades e hoje treina o Al Sadd, do Catar, teria um cargo de manager no clube caso Vítor Fonte venca a disputa. No entanto, o pretendente recebeu críticas dos adversários.

Laporte apontou que Font 'está confundindo os sócios do clube', já que, inicialmente, teria dito que Xavi seria treinador. Já Freixa deixou claro que, caso vença, conversou com o ex-meia e com seu diretor de futebol, Lluís Carreras, para que o atual técnico do Al Sadd assuma a equipe do Barcelona.

Possibilidade de Mbappé e até Haaland

Desde a saída de Luis Suárez, o Barcelona vive tendo nome atrelado a grandes atacantes do cenário europeu. Os dois principais colocados na órbita catalã são de Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, e Erling Haaland, do Borussia Dortmund.

Sobre a necessidade de contratar na próxima janela de transferências europeia, Laporta, que já foi presidente do Barcelona entre 2003 e 2010, deixou claro que a política econômico e esportiva precisam andar lado a lado. Evitou falar de nomes para não 'desestabilizar os jogadores do atual elenco' e disse que, caso seja necessário ao final da temporada, o clube irá ao mercado.

Font se baseou na situação econômica vivida pelo Barcelona. Para ele, há um grave problema que deve ser resolvido e prometer algumas contratações, no atual momento, seria 'enganar o sócio'.

Por fim, Freixa destacou que os melhores sempre quiseram vestir a camisa do Barça. No entanto, disse que, primeiro, deve-se olhar para dentro da casa e mirar quem é formado por lá. O candidato ainda deixou claro que é necessária uma drástica redução salarial no clube.