<
>

Técnico mais vitorioso do CBLoL, Abaxial volta a comandar a Vivo Keyd

Abaxial voltará a defender a Vivo Keyd comandando formação com a qual ganhou três CBLoL Riot Games

A equipe de League of Legends da Vivo Keyd voltará a ter um velho conhecido como treinador. O norte-americano Alexander "Abaxial" Haibel retorna ao clube para comandá-lo nas duas etapas deste ano do Campeonato Brasileiro (CBLoL). "Voltar a atuar na equipe sempre foi algo que eu considerei, em virtude da minha boa passagem anterior pelo time", afirmou o técnico com exclusividade ao ESPN Esports Brasil

Abaxial é treinador que mais vezes conquistou a principal competição do país, tendo levantado três troféus do CBLoL nas cinco oportunidades que teve. Todos os títulos foram pela INTZ e, coincidentemente, comandando o quinteto que, atualmente, veste a camisa da Vivo Keyd.

"É maravilhoso reencontra-los", enfatizou Abaxial sobre a oportunidade de reencontrar os ex-comandados pela Vivo Keyd. O treinador afirma que tem “uma bonita e relevante história em comum” com os jogadores, mas deixa claro que “hoje o contexto é diferente, não apenas coletivamente, mas também no individual” já que Gabriel “Revolta” Henud e companhia “evoluíram bastante”.

O norte-americano revelou ainda que "as minhas únicas expectativas são que aprendamos juntos e que eles tentem ser jogadores ainda melhores ao longo das próximas semanas". Na visão de Abaxial, "o cenário competitivo brasileiro evoluiu bastante" e "as equipes e jogadores nacionais têm muito mais conhecimento que há dois anos". Por conta disso, avaliou o treinador, "vencer, hoje, é um desafio muito maior".

No Brasil, o norte-americano não defendeu somente os Guerreiros e os Intrépidos. De outubro de 2016 a dezembro daquele ano, Abaxial atuou como treinador temporário da Red Canids Corinthians. O profissional já trabalhou também, como assistente técnico, da Team SoloMid, uma das principais equipes do cenário mundial e maior campeã da liga profissional da América do Norte (LCS).

Comparando, de forma geral, as equipes das duas regiões, Abaxial afirma que "historicamente, as norte-americanas, no básico, eram mais eficientes que as brasileiras, porém ambas sempre tiveram problemas com conceitos mais avançados e compreensão universal de metas".

Segundo o treinador, "passado o tempo, as equipes de ambos as regiões se aprimoraram em muitos desses aspectos, é fato. No entanto, a verdadeira questão é se a evolução será sustentável a longo prazo e em níveis mais profundos". O norte-americano completa dizendo que todos os anos "vemos as equipes ocidentais melhorarem, mas depois 'esquecem' o que aprenderam ou não entendem como aplicar as novas atualizações".

"O game muda e, nós, ocidentais temos dificuldade em transferir o conhecimento da atualização anterior para a nova", constatou Abaxial. Para o futuro, o treinador norte-americano afirma que espera "verdadeiramente que, com maior protagonismo de ambos os países no cenário mundial, essa realidade mude".

A primeira passagem de Abaxial pela Vivo Keyd começou em março de 2017, pouco antes da Fase Eliminatória da primeira etapa do CBLoL, a qual a equipe terminaria na 2ª colocação. Naquela época, o norte-americano trabalhou na comissão técnica junto com Thiago “Djokovic” Maia e Lorenzo Jung. Na edição seguinte, contudo, o time não fez boa campanha, terminando a Fase de Classificação na 6ª colocação e precisando disputar a série de Promoção para manter-se na elite. O que acabou acontecendo, após vitória sobre a Iron Hawks e-Sports.

"Houveram aspectos pontuais em 2017, que avalio como circunstanciais daquela época", afirmou Abaxial ao ESPN Esports Brasil. Lúcido, o treinador norte-americano diz aos torcedores da equipe que "não posso prometer nada" no sentido conquistas de campeonatos, mas afirma que "vou dar o meu melhor para ajudar os nossos Guerreiros a alcançarem o máximo dos seus potenciais".

ALTO INVESTIMENTO EM CONTRATAÇÕES

Conhecida por ser a organização que mais investe em contratações de jogadores renomados, a Vivo Keyd voltou a apostar em estrelas para a primeira etapa do CBLoL. De forma ousada, o clube conseguiu reunir novamente a história formação Intrépida, campeã de três edições da liga profissional brasileira.

O topo Felipe “Yang” Zhao e o caçador Gabriel “Revolta” Henud foram os primeiros a ingressar na organização, ainda em 2016. Já no fim do ano passado, a Keyd conseguiu tirar o meio Gabriel “tockers” Claumann da Red Canids Corinthians e contratar a dupla da rota inferior que vinha defendendo a INTZ: Micael “micaO” Rodrigues (Atirador) e Luan “Jockster” Cardoso (Suport).

ESTREIA COM VITÓRIA E PRÓXIMO COMPROMISSO

A Vivo Keyd estreou com o pé direito na primeira etapa deste ano. A equipe abriu a primeira rodada derrotando a INTZ, de forma limpa, por 2 a 0. No próximo domingo (28), os Guerreiros vão enfrentar a ProGaming e-Sports, às 13 horas, em confronto válido pela segunda rodada.

Abaxial avaliou ainda a primeira vitória do time dizendo que "no primeiro jogo, tivemos vantagens iniciais, mas cometemos algumas falhas ao jogar o mapa. A equipe adversária não puniu todos eles, e isso nos ajudou a ganhar. Fiquei mais feliz com o segundo jogo, que, na minha avaliação, foi executado com mais inteligência.

Enigmático, Abaxial afirma que, para a primeira etapa do CBLoL, "a única estratégia é ser o mais misterioso possível".