<
>

Ministro confirma que Coreia do Sul quer Olimpíada de 2032 em conjunto com Coreia do Norte

Logo dos Jogos de Inverno de PyeongChang 2018. Getty Images

A Coreia do Sul quer organizar, junto à Coreia do Norte, os Jogos Olímpicos de 2032. Segundo o ministro sul-coreano de esporte, Do John-Hwan, a proposta será abordada na conferência que ambos os países terão na próxima semana.

A ideia é que o evento fosse sediado nas cidades de Seúl e Pionyang, e tem o intuito de manter a paz na região.

Além disso, Hwan ainda revelou que a Coréia do Sul também tem planos de se candidatar para sede da Copa do Mundo de 2030, junto de seus vizinhos asiáticos. “Queremos dividir o evento com nossos amigos, Coreia do Norte, China e Japão”, disse.

No momento, o político se encontra em Tóquio para uma reunião com o subdiretor geral esportivo da China, Gao Zhidan, e o ministro japonês Yoshimasa Hayashi. Os três países celebram a escolha da ásia para três competições consecutivas: os Jogos de Inverno de PyeongChang 2018, Tóquio 2020 e Pequim 2022.

O ministro ainda se referiu a possível participação da Coréia do Norte na olímpiada de Tóquio, e disse que a cidade de Seúl solicitará o apoio das organizações para que as equipes se unam e desfilem juntas. No entanto, para que elas se unam, é necessário que trabalhem juntas desde as etapas classificatórias.

Desta maneira, falará com as associações desportivas, com os atletas e com o governo norte-coreano para que se chegue a um comum acordo.