<
>

Australian Open: quem é o 'perdedor mais sortudo do mundo' que queria ser piloto de Fórmula 1 e vai substituir Djokovic

Conheça Salvatore Caruso, que assumiu a vaga deixada por Novak Djokovic no primeiro Grand Slam de 2022


A deportação de Novak Djokovic tira o grande favorito ao título do Australian Open, primeiro Grand Slam e que terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, mas também oferece uma oportunidade de ouro ao "perdedor mais sortudo do mundo".

Foi dessa forma que Salvatore Caruso se definiu neste domingo (16), ao saber que assumiu a vaga de Djoko no torneio de Melbourne, na Austrália. Ele encara o sérvio Miomir Kecmanovic na madrugada desta segunda (17), em jogo que passou da Rod Laver para uma quadra secundária no complexo.

"Sinto muito por Djokovic, mas sei que sou o perdedor mais sortudo do mundo", brincou o tenista italiano, número 150 do mundo e que completou 29 anos em dezembro passado.

A posição no ranking da ATP é um indicativo de que até os mais fanáticos por tênis devem conhecer pouco sobre Caruso. O italiano, cuja melhor posição foi a 76ª em 2020, fez sua estreia em ATP Tour em 2016, em Roma, convidado graças a um wild card.

Seus melhores resultados em Grand Slams aconteceram em Roland Garros 2019, quando perdeu para Djokovic, e US Open 2020, ao cair para o russo Andrey Rublev. Em ambas as campanhas, parou na terceira rodada.

E pensar que esse não era seu maior sonho. Apesar de jogar tênis desde os seis anos de idade, época em que ganhou até um apelido maldoso de "Salvo estranho" por não se enturmar com os meninos que jogavam futebol, ele sempre sonhou em ser piloto de Fórmula 1.

Como italiano, obviamente torcia para a Ferrari, além de ser um apaixonado pela Juventus. Seus ídolos no esporte eram Alessandro Del Piero, lenda que marcou época com a camisa alvinegra e da seleção da Itália, e Lleyton Hewitt, sua maior inspiração no tênis.

Caruso chega ao Australian Open após alcançar a semifinal do Challenger de Bendigo. Só por jogar no Grand Slam, já faturou 57.276 mil euros, o equivalente a R$ 330 mil. E pode ficar ainda melhor, desde que a sorte continue a acompanhar o italiano.