João Fonseca supera pressão e vence Pavlovic em sua estreia como cabeça de chave em Roland Garros

João Fonseca confirmou o favoritismo, suportou momentos de pressão e iniciou sua trajetória em Roland Garros com vitória. Cabeça de chave pela primeira vez em Paris, o brasileiro de 19 anos derrotou o francês Luka Pavlovic por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (8-6), 6/4 e 6/2, neste domingo (24), garantindo vaga na segunda rodada do torneio.

Atual número 30 do ranking da ATP, João precisou lidar com a atmosfera pesada criada pela torcida francesa, e também com a pressão por uma resposta após semanas irregulares na temporada. O triunfo encerra uma sequência negativa do brasileiro, que vinha de eliminações precoces no Masters 1000 de Roma e no Masters 1000 de Madrid.

Em Madri, inclusive, Fonseca avançou automaticamente na estreia após o croata Marin Cilic desistir da partida por lesão, mas acabou eliminado logo na rodada seguinte. Até aqui, seu melhor desempenho em 2026 havia sido nas quartas de final do Masters 1000 de Monte Carlo, quando caiu diante do alemão Alexander Zverev, atual número 3 do mundo.

João chegou a Roland Garros após desistir do ATP 500 de Hamburgo devido a um incômodo no punho direito, situação que gerou preocupação às vésperas do Grand Slam francês. Mesmo assim, mostrou resistência física e maturidade mental para controlar a estreia.

Do outro lado, Pavlovic tentava viver um momento histórico na carreira. Atual número 240 do mundo, o francês de 26 anos havia acabado de alcançar pela primeira vez a chave principal de um Grand Slam após avançar pelo qualifying. Na rodada decisiva da fase preliminar, ele derrotou o norte-americano Darwin Blanch por 6-2 e 6-4.

O jogo

Empurrado pela torcida local, Pavlovic dificultou bastante a vida do brasileiro principalmente no primeiro set. O francês mostrou força no saque, anotou cinco aces e apostou em um jogo agressivo, apesar dos 23 erros não forçados. João, por sua vez, alternou bons momentos com oscilações e chegou a desperdiçar a chance de fechar a parcial sem necessidade de tie-break.

Quando vencia por 6/5, o brasileiro abriu 40/15 no saque do adversário, mas permitiu a reação do francês. No tie-break, porém, Fonseca elevou o nível defensivo, suportou longas trocas de bola e mostrou personalidade para fechar em 8-6.

A partir do segundo set, João passou a controlar melhor os pontos e reduziu os erros. Mesmo com Pavlovic mantendo um saque pesado e tentando acelerar as disputas, o brasileiro conseguiu a quebra no quinto game e administrou a vantagem até confirmar o 6-4.

No terceiro set, Fonseca praticamente neutralizou o adversário desde o início. Logo no primeiro game, e conquistou uma quebra que abalou o francês. Mais agressivo nas devoluções e muito bem no fundo da quadra, o brasileiro dominou, venceu por 6-2 e sacramentou a classificação após 2h17min de partida.

Foi o primeiro confronto entre os dois no circuito profissional. Agora, João Fonseca enfrentará na segunda rodada o croata Dino Prizmic, atual número 71 do mundo, que eliminou o norte-americano Michael Zheng, 145º do ranking.