<
>

Filipe Toledo vence etapa do Rio com grande desempenho na final

Filipe Toledo deu uma aula de surfe na final da Etapa do Rio de Janeiro do Circuito Mundial de Surfe. Neste domingo, em Saquarema, o paulista de Ubatuba foi campeão da quinta etapa da temporada de 2019 ao vencer o sul-africano Jordy Smith por 18.04 a 8.43 na decisão.

Depois do título no Rio de Janeiro, Filipe Toledo é o terceiro colocado no ranking da temporada. O brasileiro soma 27.195 pontos e vem logo atrás do vice-líder, o norte-americano Kolohe Andino que soma 27.760. O havaiano John John Florence é o líder, com 32.160 pontos.

Filipinho encaminhou o título antes mesmo de Smith entrar na água. O brasileiro foi o primeiro a surfar e marcou 18.04 pontos de 20 possíveis, a maior marca da competição. O sul-africano, em seguida, foi obrigado a arriscar e cometeu vários erros, somando apenas 8.43.

A pontuação recorde de Filipe Toledo na final carimbou o domínio do paulista na etapa. O brasileiro também marcou a segunda melhor pontuação (17.84 nas quartas de final, derrotando o multicampeão Kelly Slater) e a quarta melhor (16.00 nas semifinais, superando o português Frederico Morais).

Atual campeão mundial, Gabriel Medina parou nas quartas. O bicampeão do Circuito Mundial enfrentou o norte-americano Kolohe Andino, vice-líder do ranking, e acabou perdendo por 13.10 a 12.00. Foi a melhor pontuação de um eliminado na fase em questão.