<
>

Time 'Cobras' representa o Brasil na Superliga Americana de Rugby

Cobras Brasil XV representará o país na Superliga Americana de Rugby (SLAR) 2021, principal torneio de clubes da América do Sul, que tem início marcado para 16 de março (terça-feira), com transmissão dos canais ESPN e ESPN App. A escolha foi confirmada pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

A equipe é a única franquia do país a disputar hoje torneios internacionais – o SLAR terá jogos realizados nas cidades de Santiago e Valparaíso (Chile) e Montevidéu (Uruguai). O Cobras estrearia logo no primeiro dia do torneio, mas a partida contra o Jaguares XV (Argentina) foi adiada depois que onze jogadores testaram positivo para Covid-19. Sem testes positivos após novos exames, o elenco viajou nesta segunda (15) para o Chile. O primeiro jogo da equipe brasileira confirmado é no próximo domingo, contra o Peñarol Rugby.

A organização do SLAR ainda aguarda o resultado de novos exames para definir as datas da equipe brasileira na primeira fase do torneio A participação no torneio também abre a oportunidade de jogadores selecionáveis entrarem em campo em partidas de alto nível e se prepararem para as Eliminatórias da Copa do Mundo. As disputas por vaga para o próximo Mundial, que será realizado na França em 2023, terão início logo após o SLAR.

“A SLAR é fundamental para o processo de construção do caminho para nosso principal objetivo, que é estar no Mundial”, avalia Fernando Portugal, técnico principal das Seleções Brasileiras da CBRu. Para reforçar ainda o Cobras, também foi contratado como head-coach, Emilio Bergamaschi, ex-técnico-assistente dos Pumas, a seleção argentina de rugby.

Para elevar o nível competitivo do torneio, outra novidade é o draft de jogadores argentinos provenientes do alto rendimento da Unión Argentina de Rugby (UAR) entre todas as franquias participantes. No caso do Cobras, a equipe foi reforçada por quatro atletas argentinos: Franco Giudice (abertura), Manuel Bernstein (terceira linha), Marco de Sanctis (fullback) e Santiago Grippo (primeira linha).

A SLAR será realizada em duas sedes, Chile e Uruguai, com a participação de seis equipes sul-americanas: Cobras (Brasil), Jaguares XV (Argentina), Selknam (Chile), Peñarol (Uruguai), Olímpia Lions (Paraguai) e Cafeteros Pro (Colômbia). Os quatro primeiros colocados na primeira fase se enfrentam nas semifinais, disputadas em jogo único, assim como a decisão, marcada para o dia 15 de maio.

Superliga Americana de Rugby (SLAR) 2021

16/3 (terça-feira)

16h30 - Peñarol x Olimpia Lions – ESPN App
20h - Selknam x Cafeteros Pro – ESPN 2