<
>

Vai começar o Six Nations, torneio que reúne as maiores potências europeias do rugby

O primeiro grande evento do mundo do rugby já tem data marcada. Neste sábado (6), começa o Six Nations Championship, a mais importante competição entre as seleções da Europa. Até o dia 20 de março, Inglaterra, França, País de Gales, Itália, Escócia e Irlanda se enfrentam em busca da Championship Troph, o troféu entregue ao vencedor. E todos os jogos do torneio terão transmissão exclusiva nos canais ESPN e ESPN App - veja abaixo calendário deste fim de semana.

* Este conteúdo é patrocinado por Bradesco

Ao todo são cinco rodadas, em sistema de pontos corridos, com cada país enfrentando os demais adversários uma única vez. Cada vitória vale quatro pontos e empates somam dois pontos. Uma seleção derrotada por 7 ou menos pontos recebe um ponto de bonificação. Há ainda um ponto extra para a seleção que vence marcando pelo menos quatro tries - quando o jogador encosta a bola no chão na área do in-goal adversário. o time que vencer todos os confrontos leva três pontos extras na tabela de classificação.

O Six Nations é considerado o campeonato internacional mais antigo do universo esportivo. Tão badalado na Europa quanto um Grand Slam de tênis, um Master de Golf ou até mesmo a Eurocopa de futebol, o Six Nations começou em 1872, em uma partida entre ingleses e escoceses e sofreu adaptações ao longo dos anos. Irlanda e País de Gales aderiram, depois entraram França e Itália, esta última em 2000, e foi criado o formato atual.

As partidas do Six Nations são espalhadas pelos países participantes. Itália e França dão o pontapé inicial neste sábado, no Estádio Olímpico de Roma; no mesmo dia, Inglaterra e Escócia se enfrentam no Twickenham Satadium, em Londres. No domingo, País de Gales e Irlanda medem forças em Cardiff. A segunda rodada do torneio está marcada para o fim de semana seguinte, dias 13 e 14 de fevereiro.

A Inglaterra, atual detentora da taça, é apontada como a grande favorita, seguida pela França, que ficou com o vice na temporada passada. A cada edição há ainda o título simbólico conhecido como Wooden Spoon (Colher de Pau), atribuído ao último colocado.

Programação:

Sábado (6/2)

Itália x França - 11h (ESPN 2 e ESPN App)

Inglatera x Escócia - 13h30 (ESPN 2 e ESPN App)

Domingo (7/2)

País de Gales x Irlanda - 11h50 (ESPN 2 e ESPN App)