<
>

Six Nations de rugby começa neste sábado com atual campeão em campo e clássico em Paris

Começa neste sábado o Six Nations de rugby, considerado o campeonato internacional mais antigo dos esportes e que reúne as seleções de Inglaterra, Escócia, Irlanda, País de Gales, França e Itália. O torneio, que vai de 1º de fevereiro até 14 de março, terá transmissão ao vivo da ESPN2 e do WatchESPN (veja a programação do primeiro fim de semana no fim do texto).

Tão badalado na Europa quanto um Grand Slam de tênis, um Master de Golf ou até mesmo a Eurocopa de futebol, o Six Nations começou em 1872, em uma partida entre ingleses e escoceses – no que é hoje conhecida como Calcutta Cup – e sofreu adaptações ao longo dos anos. Irlanda e País de Gales aderiram, depois França e Itália, esta última em 2000, entraram na competição e criaram o formato atual.

Por ser o primeiro ano pós-Copa do Mundo, sediada no Japão, em 2019, imagina-se que algumas seleções iniciarão um processo de renovação, já visando o próximo Mundial de Rugby, marcado para 2023, na França. Mas isso não nos impede de criar um ranking de favoritismo.

Quem parece largar na frente é a Inglaterra, atual vice-campeão mundial, que manteve a comissão técnica e tem uma equipe relativamente jovem. As demais seleções vivem fases diferentes: a Escócia tentará renovar seu time, enquanto Irlanda, Itália, França e País de Gales, atual campeão do Six Nations, iniciam um trabalho com uma nova comissão técnica.

Dentro dessa imprevisibilidade, vejo o pelotão de cima, na ordem dos favoritos ao título, com Inglaterra, Gales e Irlanda. França e Escócia correm por fora, enquanto a Itália parece mais candidata à Colher de Pau (como é conhecido o lanterna).

Com tamanho equilíbrio, o fator casa pode ser decisivo. França, Irlanda e País de Gales saem em vantagem, porque jogarão três das cinco partidas diante de suas respectivas torcidas, enquanto Inglaterra, Escócia e Itália jogarão mais fora do que dentro. Vale lembrar que o Six Nations é disputado em turno único, e os mandos se invertem na próxima edição.

O extracampo também é um destaque à parte. O Six Nations é disputado em arenas de 50 mil a 84 mil lugares, em que a convivência entre os torcedores é pacífica (não há separação nas arquibancadas) e a venda de cervejas é permitida. As sedes também costumam receber grandes festas em dias de jogos, com jantares elegantes, fanzones, pubs, etc.

A competição começa neste sábado, com o atual campeão País de Gales enfrentando a Itália. No mesmo dia, acontece o confronto entre Irlanda e Escócia. A primeira rodada é fechada com o clássico entre França e Inglaterra, jogo tão grande e de tamanha rivalidade que tem até um nome próprio: "Le Crunch".

Veja os jogos da primeira rodada:

Sábado

11h15 - País de Gales x Itália - ao vivo na ESPN2 e WatchESPN

13h45 - Irlanda x Escócia - ao vivo na ESPN2 e WatchESPN

Domingo

12h - França x Inglaterra - ao vivo na ESPN2 e WatchESPN