<
>

Olimpíadas: Cerimônia de encerramento emociona em despedida dos Jogos de Tóquio de olho em Paris-2024

play
Olimpíadas: Com recorde histórico, veja todas as medalhas do Brasil em Tóquio-2020 (2:48)

Brasil chegou a 21 medalhas, melhor marca do país em todos os tempos (2:48)

Emocionante. Após duas semanas encantando todo o mundo, as Olimpíadas de Tóquio chegaram ao fim neste domingo (08) com uma cerimônia de encerramento marcada por uma bela 'passagem de bastão' para a cidade de Paris, que sediará a maior celebração do esporte em 2024.

As tradicionais apresentações musicais que representam a cultura local estiveram presentes, assim como as homenagens aos voluntários que foram fundamentais para a realização do evento.

'Xodó' do Brasil durante os Jogos em Tóquio, Rebeca Andrade foi a porta-bandeira do País na apresentação final. A brasileira deixará o Japão com duas medalhas para a ginástica feminina: o ouro no salto e a prata na individual geral. O baiano Hebert Conceição, ouro no boxe, também fez parte da delegação verde-amarela.

O COI anunciou oficialmente a inclusão de novas modalidades no programa olímpico para sua próxima edição. Karatê e softbol estão fora. Já o breakdance, sucesso nos Jogos da Juventude Buenos Aires-2018, fará sua estreia, assim como a canoagem slalom extrema.

Ainda haverá mudanças para provas mistas de algumas modalidades como canoagem, e ainda o acréscimo de novas faixas de peso no boxe para homens e mulheres.

A cerimônia ainda entregou as medalhas aos vencedores das maratonas masculina e feminina que aconteceram no último dia de competições.

Uma das mais importantes modalidades entre as disputas tradicionais olímpicas, a prova dos 42.145m teve como vencedores Eliud Kipchoge entre os homens e Peres Jepchirchir entre as mulheres, ambos do Quênia.

O fim da cerimônia em Tóquio contou com uma celebração em torno da Torre Eiffel, em Paris, com milhares de pessoas dando as boas-vindas à próxima edição dos Jogos Olímpicos. Esta será a terceira vez que a França será sede olímpica após as edições realizadas em 1900 e 1924, retornando um século depois.

Os Jogos Olímpico de Paris estão previstos para acontecerem entre os dias 26 de julho e 11 de agosto de 2024.