<
>

Marta faz história em Olimpíadas, explica comemoração e revela por que Andressa Alves bateu pênalti contra a China

play
A última dança: Marta e Formiga traçam sua última história juntas nas Olimpíadas (2:26)

Mariana Spinelli traça a trajetória e fala sobre a participação da dupla na seleção de futebol feminino do Brasil (2:26)

O Brasil abriu a disputa do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio com o pé direito. Com a goleada por 5 a 0 diante da China conquistada nesta quarta-feira (21), em Miyagi, a equipe de Pia Sundhage mostrou a razão pela qual desembarcou no Japão como uma das favoritas à medalha de ouro.

Um dos destaques da partida, Marta colocou mais uma vez seu nome na história dos Jogos Olímpicos. Com os dois gols marcados diante das chinesas, a camisa 10 do Brasil se tornou a primeira jogada a fazer gol em cinco edições de Olimpíadas, e chegou a 12 bolas na rede em jogos desta competição, ficando atrás apenas de Cristiane, que tem 14, mas ficou de fora da lista de convocadas.

A meia-atacante poderia ter encurtado ainda mais distância para a ex-companheira, mas fez um gesto de demonstrou a união do grupo. Mesmo sendo a cobradora oficial de pênaltis, ela cedeu a batida a Andressa Alves, em uma penalidade que foi sofrida pela atacante da Roma.

Convocada inicialmente como uma das suplentes do time brasileiro, a jogadora pôde integrar a delegação após decisão da Fifa, que liberou a inscrição de 22 atletas excepcionalmente na edição atual dos Jogos Olímpicos.

“Agora a gente pode contar com ela (Andressa) e com todas as outras meninas que estavam de suplente. Aqui não tem vaidade, tem uma equipe que vai trabalhar todas juntas”, disse Marta em entrevista à TV Globo, que ainda brincou com a companheira. “Fiquei feliz que ela fez o gol, se ela tivesse perdido (o pênalti) eu ia ficar brava”.

A capitã da seleção brasileira ainda explicou a comemoração com um T ao marcar seus gols em Miyagi. Segundo Marta, foi uma homenagem à zagueira americana Toni Deion, noiva da camisa 10 do Brasil.

“O 'T' foi para a Toni, tentei fazer no primeiro gol mas a galera me abraçou, depois fiz no segundo. Começamos com o pé direito, vamos que vamos, é só o começo”.

Com a vitória na estreia, o Brasil lidera do grupo F da Olimpíada, com 3 pontos e saldo +5. Após a partida desta quarta-feira, a seleção brasileira volta a campo no sábado (24), às 7h (de Brasília) quando enfrentará a Holanda pela segunda rodada.