<
>

Zanardi tem quadro neurológico grave, pode perder visão e nem sair do coma, dizem médicos

Após sofrer um grave acidente na última sexta-feira, durante a disputa de um campeonato na Itália para atletas paralímpicos, o paratleta italiano Alessandro Zanardi segue em situação grave.

Neste sábado, os médicos que estão cuidando do ex-piloto de Fórmula 1, Indy e Kart no hospital Santa Maria alle Scotte disseram que Zanardi tem quadro neurológico de muito risco, e pode inclusive perder a visão.

Apesar disso, os profissionais afirmaram que só terão melhores conclusões sobre o futuro do paratleta no decorrer da próxima semana.

"É possível que haja consequências para a sua visão. Por causa disso, nós estamos consultando oftalmologistas para receber indicações de como proceder. No entanto, só poderemos falar melhor sobre isso nos próximos dias", afirmou Sabino Scolletta, diretor do hospital.

"A condição é estável, mas o dano neurológico é sério e ainda incerto. Por isso, instabilidade e deterioração (do cérebro) ainda são possíveis", completou o neurocirugião Giuseppe Olivieri, que operou o italiano na última sexta.

Olivieri, aliás, ressaltou que o acidente foi muito grave, e que há inclusive a possibilidade de Zanardi não sair do coma.

"No momento, não vamos discutir seu estado neurológico. Isso é algo que veremos depois, quando ele acordar, e se ele acordar", salientou.

"A situação do paciente é muito séria. Isso significa que, sim, ele corre risco de morrer. Em casos como esse, as melhoras são lentas, enquanto as pioras podem ser brutais", observou.

Quanto ao acidente, Zanardi estava com sua bicicleta de mão em uma estrada perto da cidade de Pienza, na região da Toscana, quando perdeu controle, acabou mudando de pista e foi acertado por um caminhão.

O paratleta, de 53 anos, recebeu um longo atendimento no local e depois foi encaminhado a um hospital de Siena em estado "muito grave".

Vale lembrar que o italiano perdeu as duas pernas durante um grave acidente sofrido na Alemanha em 2001 ao bater no muro do EuroSpeedway Lausitz e ser atingido na sequência pelo carro de Alex Tagliani.