<
>

Ouro no Rio, Rafaela Silva pega 2 anos de suspensão por doping e aposta em advogado consagrado para ir à Olimpíada

A ida de Rafaela Silva para Tóquio ficou mais complicada. A judoca, campeã olímpica no Rio de Janeiro, foi notificada nesta semana que está suspensa por dois anos. Agora, ela aposta todas as fichas em um novo e consagrado advogado para ainda ter chances de ir aos Jogos. A informação foi divulgada pelo Globoesporte e confirmada pelo ESPN.com.br.

Rafaela foi pega no doping nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, no ano passado, pela presença de fenoterol. Ela alegou no primeiro momento que se contaminou por contato com um bebê, a menina Lara, que faz uso de um medicamento contra asma. Ela teria ‘chupado’ o nariz da judoca e a contaminado.

Para ir à Olimpíada, Rafaela agora aposta no advogado Marcelo Franklin. Ele já defendeu outros casos de doping do esporte brasileiro, como Cesar Cielo, Caio Bonfim, Etiene Medeiros, Ana Cláudia Lemos e Pedro Barros, e conseguiu absolver todos os seus clientes.

Os dois vão recorrer agora à Corte Arbitral do Esporte (CAS), última instância para resolver o caso. Há um prazo de 21 dias para entrar com um recurso e depois de mais 10 dias para apresentar documentos e novas provas. A Corte ainda tem um prazo de mais 21 dias para responder antes que um julgamento final seja marcado.

Em conversa com o ESPN.com.br, Marcelo Franklin afirmou que vai mudar a estratégia de defesa, não usando mais a contaminação pelo contato com o bebê, mas não antecipou o novo plano. Ele mostrou confiança que possa reverter a punição.

"Se não achasse que pudesse reverter, nem aceitaria o caso", disse.

Rafaela é uma das principais judocas da história do Brasil. Ela foi campeã do mundo em 2013 e ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. Em 2019, havia ganho sua primeira medalha dourada também em Jogos Pan-Americanos, mas ela foi retirada justamente por causa do doping.

Ela ainda tem mais três pratas e dois bronzes em Mundiais – o último deles no do ano passado. Ela era a atual quarta colocada no ranking de sua categoria.