<
>

Ygor Coelho faz história e conquista 1º ouro do Brasil no badminton do Pan

O carioca Ygor Coelho escreveu mais uma vez seu nome na história do esporte nacional. Nesta sexta-feira, ele bateu o canadense Brian Yang e se sagrou o primeiro brasileiro a ser medalha de ouro no badminton em Jogos Pan-Americanos.

A vitória contra o canadense veio por 2 sets a 0, parciais de 21-19 e 21-10.

Ygor entrou como favorito, mas Yang é uma das grandes revelações do badminton mundial – tem apenas 17 anos – e dificultou bastante principalmente no primeiro set. O canadense, porém, pareceu sentir a derrota na parcial inicial e não conseguiu continuar fazendo frente ao brasileiro.

A medalha de ouro, além de inédita, coroa a melhor participação brasileira em Jogos Pan-Americanos. O país também conquistou três bronzes: Tamires Santos/Fabiana Silva e Jaqueline/Samia Lima nas duplas femininas, Fabrício/Francielton Farias nas duplas masculinas e Fabrício Farias/Jaqueline Lima nas duplas mistas.

Até hoje, os melhores resultados do Brasil no badminton haviam sido as medalhas de prata nas duplas masculina (Hugo Arthuso e Daniel Paiola) e nas duplas femininas (Lohanny e Luana Vicente) na última edição, em 2015, em Toronto.

Antes de Lima, o torneio do Canadá havia sido o de melhor participação brasileira, com as duas pratas e um bronze.

No individual masculino, o Brasil nunca havia passado das semifinais. O melhor havia sido o mesmo Daniel Paiola, bronze em Guadalajara, em 2011.