Destaque nas últimas duas cerimônias de abertura das Olimpíadas, o atleta tonganês do taekwondo Pita Taufatofua, que ficou popularmente conhecido como ''Besuntado de Tonga'', terá uma nova função em Paris.
Fora da atual edição dos Jogos por não ter conseguido classificação, Pita é o ''coach'' dos representantes de Tonga na capital francesa.
O atleta de 40 anos tentou vaga em duas modalidades taekwondo, sua especialidade, e, também, na canoagem, mas não conseguiu índices em nenhuma delas. Com isso, viajou a Paris como conselheiro e até participou do revezamento da tocha olímpica.
'' A razão pela qual não pude trazer o óleo'', brincou o atleta na legenda de uma foto com a tocha olímpica na mão, publicada nesta sexta-feira (26) em suas redes sociais.
Pita Taufatofua ficou famoso por desfilar sem camisa, banhado a óleo e vestindo roupas tradicionais de Tonga, na Olimpíadas do Rio, em 2016. Na ocasião, ele foi o único representante do país a acabou na 11ª colocação na categoria peso-pesado do taekwondo.
Depois dos Jogos no Rio, o lutador participou nas Olimpíadas de Inverno de 2018, na Coreia do Sul, como esquiador de cross-country. Em Tóquio 2020, ele voltou ao tatame e terminou em 7º lugar na categoria acima de 80kg.
A abertura das Olimpíadas de Paris, momento em que Pita costumava - literalmente - brilhar, acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 14h30 (de Brasília), no Rio Sena.
