<
>

Bia Souza e Rafael 'Baby' conquistam medalhas de bronze para o Brasil no Mundial de judô; Teddy Riner é ouro

Bia Souza e Rafael 'Baby' conquistam medalhas de bronze para o Brasil no Mundial de judô KARIM JAAFAR/AFP via Getty Images | KARIM JAAFAR/AFP via Getty Images)

O Brasil comemorou suas duas primeiras medalhas no Campeonato Mundial de judô de 2023.

Neste sábado (13), Beatriz Souza (+78kg) e Rafael Silva (+100kg) conquistaram o bronze na competição que está sendo disputada em Doha, no Qatar.

A brasileira, vice-campeã na edição passada, garantiu o terceiro lugar no evento com uma vitória sobre a sul-coreana Hayun Kim. A Bia foi declarada vencedora do combate após aplicar um golpe perfeito e conseguir o ippon.

“Só mostra que estou no caminho certo. É duro, não é fácil. É sacrificante, ficar longe da família, mas essas conquistas, levar isso para o Brasil, é demais. Estou explodindo de felicidade por dentro”, afirmou a judoca.

Bia Souza não esconde que o seu grande sonho é buscar uma medalha nos Jogos Olímpicos de Paris no ano que vem. “Estou em busca do meu grande sonho, que vou realizar: uma medalha olímpica”, confirmou.

Na campanha do Mundial de 2023, Bia alcançou inicialmente vitórias sobre a sul-coreana Saetbyeol Park e a sérvia Milica Zabic. Em seguida, perdeu nas quartas de final para a francesa Julia Tolofua, o que lhe tirou a chance de brigar pelo ouro. Na repescagem, antes de faturar o bronze contra Hayun Kim, a brasileira passou pela italiana Asya Tavano.

Quem também ficou com a medalha de bronze no Qatar foi Rafael ‘Baby’ Silva, que derrotou Temur Rakhimov, do Tajiquistão, no Golden Score.

"Muito feliz de terminar o dia com uma medalha. Essa semana foi meu aniversário, então eu queria muito essa medalha de presente. Só agradecer a todo mundo que torceu, que estava vibrando. Amanhã tem mais. Quero agradecer meus companheiros de treino, ao pessoal que estava aqui me ajudando. Estou muito feliz".

A medalha de ouro ficou com o 11 vezes campeão mundial Teddy Riner, que também foi ao Golden Score para vencer o russo Inal Tasoev.