Jordan, Olajuwon, Barkley, mico... Oscar fez parte do draft mais estrelado da história da NBA

ESPN.com.br
Getty Images
Hakeem Olajuwon após ser draftado pelo Houston Rockets
Hakeem Olajuwon após ser draftado pelo Houston Rockets

Maior cestinha da história do basquete, Oscar Schmidt será homenageado nesta segunda-feira pelo Brooklyn Nets antes da partida contra o Memphis Grizzlies pela temporada regular da NBA, em jogo com transmissão ao vivo da ESPN e do WatchESPN a partir das 22h (horário de Brasília).

Há uma razão especial para os Nets serem os responsáveis por fazerem um festa para um dos grandes nomes do esporte brasileiro. Em 1984, Oscar, então com 26 anos, foi draftado pela franquia na 131ª posição.

O brasileiro nunca chegou a atuar pelo time de Nova York - aceitar seria encerrar suas chances na seleção brasileira - , mas teve seu nome gravado no que é considerado o melhor evento de seleção de jovens promessas de todos os tempos da liga.

Porque há gerações boas, gerações ótimas e gerações excepcionais nos drafts da NBA. Mas há 33 anos um grupo especial participou do evento.

'Não me arrependo', diz Oscar sobre recusa à NBA após Jogos Olímpicos de 1992

Michael Jordan, Hakeem Olajuwon, Charles Barkley e John Stockton estavam lá, como Oscar, para saber qual seria o próximo passo em suas respectivas carreiras.

Os quatro citados - assim como Oscar - entraram no Hall da Fama da NBA.

Olajuwon foi desta turma o número um do draft. Escolhido pelo Houston Rockets, ele liderou a equipe a dois títulos na liga, em 1994 e 1995 - foi também o MVP das finais nestas duas temporadas.

Jordan, seis vezes campeão da liga com o Chicago Bulls (1991 a 1993 e 1996 a 1998) e responsável por transformar a imagem de ídolo nos esportes americanos, não foi a segunda escolha - foi a terceira.

A "vice-liderança" coube a Sam Bowie, um pivô com histórico de sucesso no ensino médio e na faculdade. Escolhido pelo Portland Trail Blazers, ele sofreu com lesões e nunca viu sua carreira decolar da maneira que muitos esperavam. Mesmo assim, jogou de 1984 a 1995 na NBA.

Getty Images
Michael Jordan foi a terceria escolha do draft de 1984
Michael Jordan foi a terceria escolha do draft de 1984

Outro grande nome da história da liga, Charles Barkley foi a quinta escolha daquele draft. O ala começou a carreira no Philadelphia 76ers e ainda passou por Phoenix Suns e Houston Rockets antes de encerrar a carreira. Nunca conquistou um título, mas foi eleito cinco vezes para o time ideal da temporada, 11 vezes para o All-Star Game e eleito MVP da temporada em 1993.

O último grande nome desta geração, John Stockton foi a 16ª escolha do draft. Recrutado pelo Utah Jazz, ele passaria sua carreira inteira na franquia e é considerado um dos melhores armadores que já passaram pela liga.

Empolgado para o All-Star da NBA, Oscar revela que está treinando para fazer bonito

O draft de 1984 ainda contou com outros nomes como o do armador Alvin Robertson (selecionado pelo San Antonio Spurs) e o ala-pivô Kevin Willis (Atlanta Hawks). 

A ESPN e o WatchESPN transmitem tudo sobre o All-Star Weekend, inclusive o Jogo das Celebridades, com a presença de Oscar, entre 17 e 19 de fevereiro. Toda a saga histórica do “Mão Santa” na NBA vai se transformar em um documentário realizado pela ESPN em parceria com a Budweiser, chamado “A Estreia”, que irá ao ar em março nos canais ESPN.

Comentários

Jordan, Olajuwon, Barkley, mico... Oscar fez parte do draft mais estrelado da história da NBA

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.