<
>

NHL: Na 11ª final entre Boston e St. Louis, Bruins sonham com 'tríplice coroa' enquanto Blues querem vingança

Nesta segunda-feira, às 21 horas (de Brasília), Boston Bruins e St. Louis Blues começam a disputa pela Stanley Cup, a grande decisão da temporada da NHL. A partida terá transmissão da ESPN e do WatchESPN.

Esta será a 11ª vez que uma franquia de Boston e uma de St. Louis decidirão uma liga nos Estados Unidos – considerando NFL, NHL, NBA, MLB, WNBA e MLS. Uma rivalidade que só não é maior que a de Boston contra Los Angeles (16 decisões).

A vantagem é da capital do estado de Massachusetts, que venceu sete dessas decisões, e viu dinastias serem iniciadas justamente em vitórias contra St. Louis, e também foi algoz da cidade do Missouri na última decisão dos Blues.

A CHANCE DE FAZER HISTÓRIA

Bruins e Blues chegam em situações bem distintas para suas torcidas.

O cidadão de Boston comemorou o título da World Series há pouco mais de 200 dias e o Super Bowl no último mês de fevereiro e pode conquistar uma “tríplice coroa” nas maiores ligas dos EUA, algo que não acontece desde 1936-36, com Detroit.

Já os Blues chegam à final pela primeira vez desde 1970, justamente quando foram varridos pelos Bruins com o icônico gol de Bobby Orr na prorrogação do quarto jogo da série.

St. Louis chega com sua história de superação. No dia 2 de janeiro o time tinha a pior campanha de toda a NHL e são os primeiros desde a expansão (1967-68) a chegar à decisão após ter a pior a pontuação com pelo menos 20 jogos da temporada.

A RIVALIDADE EM OUTROS ESPORTES

Foi em 1957 que o Boston Celtics venceu o então St. Louis Hawks para vencer seu primeiro título da NBA. A decisão se repetiria outras quatro vezes até 1961, sendo que os Celtics venceriam três delas, sendo duas em 1961 e 1963, o segundo e terceiro título da sequência de oito conquistas.

Outra dinastia que começou contra St. Louis foi no futebol americano. Em fevereiro de 2002, o Super Bowl XXXVI reuniu o até então sem títulos New England Patriots encarava o então St. Louis Rams do “Greatest Show on Turf”. O título dos Patriots foi o primeiro de seis de Bill Belichick, Tom Brady e companhia.

No beisebol a história era de freguesia para Boston. O St. Louis Cardinals venceu as decisões de 1946 e também a de 1967, mas os Red Sox encerraram o longo jejum em 2004 com uma varrida sobre os Cardinals, e comemorou o terceiro título em 10 anos ao bater o rival em seis jogos em 2013.