<
>

800 vezes Belichick: lendário técnico dos Patriots se aproxima de marca histórica na NFL

Lendário treinador do New England Patriots, Bill Belichick está perto de escrever mais uma marca na história da NFL.


Bill Belichick está se preparando para seu jogo de número 800 na NFL: após a derrota de sábado à noite por 27 a 17 contra o Indianapolis Colts, Bill Belichick está pronto para atingir um feito histórico como treinador.

Seu currículo é agora 461-274-1 na temporada regular, e 43-20 nos playoffs. Isso faz do jogo de 26 de dezembro contra o Buffalo Bills seu 800º jogo, o que é um grande currículo para usar de referência com sua equipe atual.

Os 800 jogos incluem o primeiro ano de Belichick na NFL como assistente do Baltimore Colts, em 1975, passando por seu tempo com o Detroit Lions (1976-77), Denver Broncos (1978), New York Giants (1979-90), Cleveland Browns (1991-95), New York Jets (1997-99) e Patriots (1996, 2000-presente).

Não se acredita que alguém tenha sido treinador em mais jogos, e seus 47 anos consecutivos como técnico da NFL são o maior número da história da liga, superando os 45 de Dick LeBeau. O único outro treinador com pelo menos 40 temporadas consecutivas como técnico da NFL é o assistente do Tampa Bay Buccaneers Tom Moore (41).

O talento de Belichick para tirar de qualquer um desses 799 jogos (o único empate veio em 1983, quando ele era o treinador dos linebackers dos Giants) causou uma boa impressão em seus jogadores.

"Eu me lembro que no ano passado, estávamos assistindo a uma gravação antiga dos Giants. Acho que também é legal quando ele traz gravações de jogadores mais velhos que jogaram aqui", disse o center e capitão David Andrews. "Quando ele faz isso, e os caras vão para o Hall da Fama ou o que quer que seja, ele traz suas peças e é divertido de ver. Você se lembra desses jogos quando criança, mas vê-lo de um outro ângulo agora é muito legal".

Estando há 22 temporadas como técnico dos Patriots, Belichick tem o vínculo mais longo entre todos os treinadores em atividade na NFL, seguido por Sean Payton, dos Saints (2006), Mike Tomlin, dos Steelers (2007) e John Harbaugh, dos Ravens (2008).

O tight end Hunter Henry comentou como Belichick pode utilizar das mais de duas décadas no mesmo sistema e como isso se apresenta nos preparativos da equipe.

"Obviamente, ele está aqui e uma boa parte dos treinadores estiveram aqui, por isso é bom poder relacionar as coisas com o passado. Eles têm sido muito bem-sucedidos por muito tempo, e estão fazendo as coisas muito bem, e nós precisamos fazer essas mesmas coisas bem. Assim, você pode olhar para trás e ver como os outros caras trabalharam neste sistema", disse Henry.

"Eu me sinto pronto toda vez que estou jogando, por causa dele. Ele também se mantém em um alto nível e construiu uma cultura muito boa por aqui, que todos nós precisamos viver à altura".

É claro, o marco mais importante que Belichick está se aproximando é o de recorde de vitórias para um treinador principal. Ele tem 320, o que significa que está a uma distância considerável de George Halas (324), em segundo lugar, e Don Shula (347), o líder.