<
>

NFL: Os motivos para acreditar que Justin Herbert será o grande rival da carreira de Patrick Mahomes

A NFL vive de rivalidades. Mais que isso: ela vive de grandes quarterbacks se enfrentando ano após ano.


Tom Brady x Peyton Mannning. Joe Montana x Dan Marino. Steve Young x Troy Aikman.

Hoje, a liga busca sua nova grande rivalidade entre QBs. Brady e Mahomes parecem as escolhas óbvias, mas é impossível não pensar que, eventualmente, TB12 está fora da jogada, e Mahomes reinará como o grande quarterback da NFL. E como todo grande quarterback, ele vai precisar de um rival à altura.

E neste Thursday Night Football, Mahomes terá um dos principais candidatos ao posto quando o Kansas City Chiefs visitar o Los Angeles Chargers: Justin Herbert.

*Conteúdo patrocinado por Claro, Mitsubishi Motors, Samsung Galaxy, C6BANK e Magalu

Os começos

Mahomes foi só o 10º escolhido no Draft de 2017 - e o 2º quarterback, atrás apenas de, e não olhe agora torcedor dos Bears, Mitchell Trubisky. Herbert foi a 6ª escolha do Draft de 2020, mas apenas o 3º quarterback - atrás de Joe Burrow e Tua Tagovailoa.

Quando chegou nos Chiefs, Mahomes era um projeto. E depois de uma temporada como reserva de Alex Smith, ele se tornou realidade. Já em Los Angeles, Herbert não era unanimidade como o substituto de Philip Rivers - tanto que Tyrod Taylor foi titular na semana 1 de 2020.

Em 2018, Smith foi trocado para Washington, e Mahomes acabou nomeado o titular. Em 2020, uma lesão de Taylor deu espaço suficiente para Herbert impressionar e ganhar a vaga.

Os melhores braços da NFL

Hoje, é difícil achar dois quarterbacks com maior capacidade de fazer lançamentos espetaculares na NFL - sem esquecer, claro, de um tal de Aaron Rodgers, ou de Josh Allen, por exemplo.

Mas Mahomes ficou famoso por improvisar como nunca antes visto, e Herbert faz coisas assim...

Os números

Herbert fez 28 jogos como titular na NFL. São 14 vitórias e 14 derrotas com os Chargers. Mas, individualmenete, ele brilha desde suas primeiras atuações:

- 61 touchdowns, 21 interceptações, 8158 jardas, aproveitamento de 66,8% e rating de 99.2.

Mahomes, em suas primeiras 28 partidas como titular, somava 21 vitórias e 7 derrotas.

- 71 touchdowns, 16 interceptações, 8647 jardas, aproveitamento de 65,3% e rating de 109.2.

Mas há um detalhe. Os números de Mahomes já levam em conta a terceira temporada dele nos Chiefs. Quando olhamos para os touchdowns lançados nas duas primeiras temporadas, por exemplo, Herbert está atrás apenas de Dan Marino, com 68.

Em total de jardas, Herbert se aproxima das 8196 de Andrew Luck e, com 734 passes completados, ele já superou os 724 de Kyler Murray - Mahomes somou 658 no mesmo número de jogos que Herbert tem na carreira.

Em 2021...

Os Chiefs demoraram a engrenar, mas venceram os últimos seis jogos e têm campanha de 9 vitórias e 4 derrotas. Os Chargers, que ganharam as últimas duas partidas, estão 8-5 - juntos, eles lideram a AFC Oeste.

  • Mahomes em 2021: 3.642 jardas (5º), 27 TDs (5º) e 12 INTs (27º)

  • Herbert em 2021: 3,822 jardas (4º), 30 TDs (3º) e 11 INTs (22º)

Frente a frente

O jogo desta quinta-feira, com transmissão da ESPN e pela ESPN no Star+, é o terceiro de Herbert contra os Chiefs, mas o segundo contra Mahomes - que não estava em campo na vitória de Los Angeles pela semana 17 de 2020.

Nuas vezes em que se enfrentaram, uma vitória para cada lado: Mahomes carimbou a estreia de Herbert na semana 2 de 2020, e Herbert se vingou na semana 3 de 2021.