<
>

Quais times da NFL precisam de um quarterback no Draft? As comparações entre calouros e 10 titulares

play
Antes do Draft da NFL, Paulo Antunes elege seu 2º melhor quarterback da classe depois de Trevor Lawrence: 'Lembra Favre e até Mahomes' (1:33)

Assista à análise completa dos 5 melhores quarterbacks do Draft no YouTube da ESPN Brasil! (1:33)

Cinco times pretendem draftar um quarterback na primeira rodada do draft da NFL em 2021, e vários outros já se perguntaram se eles não deveriam ser um desses cinco.

Para alguns, é óbvio. O Jacksonville Jaguars tem muita necessidade e também tem a primeira escolha, o que significa que eles podem escolher o jogador que quiserem. O New York Jets, que tem a segunda escolha, já trocarou sua única alternativa por um calouro. Para outros times é mais complicado.

*Conteúdo patrocinado por Ipiranga, Mitsubishi, Samsung, C6 Bank e Magazine Luiza

Vamos observar quais times devem draftar um novo quarterback e responder essa questão: Quais são as chances de um calouro de primeira escolha ser melhor do que o quarterback que o time já tem esse ano e nos próximos? Existem outras considerações importantes – Quarterbacks calouros são baratos, por exemplo, e alguns times vivem em momentos diferentes de outros – mas o mais importante é saber se o time de fato está evoluindo.

Para nos ajudar a responder essa questão, vamos usar nossa nova projeção de Quarterbacks, que fazem previsões para quarterbacks profissionais e universitários na mesma escala. Você verá a metodologia adotada logo abaixo, mas adiantando: previsões para novatos de 2021 são baseadas em estatísticas de performance durante a faculdade, nota da empresa Scout Inc., e idade. Depois que os quarterbacks passam ao nível professional, suas projeções são atualizadas, e passam a ser baseadas em suas performances na NFL e idade.

San Francisco 49ers, escolha número 3

Chance de ser melhor que Jimmy Garoppolo

Justin Fields: 35% em 2021, 44% em 2022
Mac Jones: 24% em 2021, 35% em 2022
Trey Lance: 23% em 2021, 34% em 2022

Os 49ers deram um grande salto subindo nove posições, e claramente decidiram que seria melhor para eles draftar um quarterback novato. Essa não é uma conclusão irracional. Embora alguém como Fields provavelmente seja pior que Jimmy Garoppolo no curto prazo, o ex-quarterback do estado de Ohio tem mais potencial futuro e viria a um custo significativamente mais baixo do que tem com o atual contrato de Garoppolo. Essas projeções não consideram o fato de Garoppolo ser mais propenso a contusões, o que é bom para ele.

Independente de quem o San Franciso escolher, a possibilidade de melhorar o time existe. Mas os 49ers pagaram um preço muito alto para ter essa chance.

play
1:33

Antes do Draft da NFL, Paulo Antunes elege seu 2º melhor quarterback da classe depois de Trevor Lawrence: 'Lembra Favre e até Mahomes'

Assista à análise completa dos 5 melhores quarterbacks do Draft no YouTube da ESPN Brasil!

Atlanta Falcons, escolha número 4

Chance de ser melhor que Matt Ryan

Justin Fields: 12% em 2021, 18% em 2022
Mac Jones: 7% em 2021, 12% em 2022
Trey Lance: 6% em 2021, 12% em 2022

Sem dúvidas, um quarterback novato tem potencial e certamente é tentador. Mas não se espera que nenhum que esteja disponível na quarta rodada possa superar Matt Ryan individualmente em termos de performance pelos próximos três anos.

Pode parecer assustador deixar passar um quarterback em 2021 quando pensamos na idade de Ryan, mas há uma solução ideal. Atlanta pode trocar sua prioridade no Draft caso queira ter escolhas extras em 2022 e 2023. Dessa forma o elenco pode ser fortalecido ao redor de Ryan, enquanto consegue garantir mais escolhas para as próximas temporadas quando draftar um quarterback pode ser mais necessário.

Detroit Lions, escolha número 7

Chance de ser melhor que Jared Goff

Justin Fields: 20% em 2021, 24% em 2022
Mac Jones: 12% em 2021, 17% em 2022
Trey Lance: 12% em 2021, 17% em 2022

Nosso modelo… meio que ama Jared Goff? Depende da perspectiva, lembrando que ele foi enviado aos Rams em uma troca por Matthew Stafford. O negócio teoricamente foi ruim para os Lions – especialmente se pensarmos que os números de Goff estão inflados graças a Sean McVay – mas talvez nem tanto assim.

Dados os números acima, e levando em consideração que os Lions parecem estar reconstruindo a equipe pensando em 2022, e que eles têm de pagar Goff de qualquer forma, parece perfeitamente razoável para o Detroit draftar um jogador que não seja um quarterback na primeira rodada esse ano (idealmente fazendo de trocas) e ver se Goff terá um desempenho melhor em 2021. Caso contrário, os Lions estarão preparados para draftar um novato na próxima temporada, onde eles têm uma escolha extra na primeira rodada dos Rams. Seria difícil culpá-los por selecionarem Fields se ele caísse no colo deles, mas provavelmente não vale a pena uma troca, dadas as projeções e a equipe de Detroit.

Carolina Panthers, escolha número 8

Chance de ser melhor que Sam Darnold

Justin Fields: 65% em 2021, 60% em 2022
Mac Jones: 52% em 2021, 50% em 2022
Trey Lance: 52% em 2021, 49% em 2022

Uma defesa frequente para Darnold, de 23 anos, é que ele é jovem, mas isso já está incluído nestas projeções. Se ele fosse mais velho, as coisas estariam ainda piores para ele. A razão pela qual as projeções se aproximam de 50-50 para cada quarterback em 2022 é porque Darnold ainda tem uma chance de melhorar (e porque quanto mais no futuro olhamos, mais incertas são as projeções).

Ao trocar por Darnold, em vez de buscar um quarterback no draft, Carolina adquiriu um jogador que provavelmente será tão ruim quanto um novato da primeira fase quanto três anos mais próximo de precisar de um novo contrato. A equipe provavelmente deveria draftar um quarterback se um do grupo acima chegar ao número 8, embora isso fizesse a troca por Darnold parecer idiota, pois Bridgewater seria a melhor opção a curto prazo e o novato a melhor opção a longo prazo.

Denver Broncos, escolha número 9

Chance de ser melhor que Drew Lock

Justin Fields: 42% em 2021, 40% em 2022
Mac Jones: 30% em 2021, 31% em 2022
Trey Lance: 29% em 2021, 30% em 2022

Ficamos surpresos em o quão alta as projeções se mantêm com Drew Lock, considerando que ele ficou apenas na 29º colocação no QBR (nota calculada pela ESPN) na última temporada. Mas a maneira como o modelo o vê é que ele teve apenas cerca de um ano e meio de tempo de jogo, de modo que ainda exista uma grande variação em sua previsão; seu 2019 não foi tão ruim assim; e ele ainda é jovem, ou seja, ainda há uma expectativa de melhoria.

Mas isso não significa que Denver deve se contentar com Lock. Os Broncos maximizariam suas chances de ter um bom quarterback se selecionassem Fields, Jones ou Lance e deixassem um deles competir com Lock. A chance de que um desses quarterbacks se torne uma estrela é muito maior do que Lock sozinho.

New England Patriots, escolha número 15

Chance de ser melhor que Cam Newton

Justin Fields: 41% em 2021, 43% em 2022
Mac Jones: 29% em 2021, 34% em 2022
Trey Lance: 29% em 2021, 33% em 2022

Assim como com Garoppolo, estes números provavelmente superestimam Cam Newton porque não levam em conta seu histórico de lesões. (Do outro lado, também não levam em consideração que Newton contraiu a COVID-19 na última temporada e jogou pior depois disso).

O New England está em uma posição menos necessitada que San Francisco pois o contrato de Newton é muito mais barato, mas os números acima não são insignificantes. Se um quarterback sobrasse - e especialmente se for Fields - os Patriots deveriam pensar bem em negociar para conseguir

Chicago Bears, escolha número 20

Chance de ser melhor que Andy Dalton

Justin Fields: 53% em 2021, 56% em 2022
Mac Jones: 41% em 2021, 46% em 2022
Trey Lance: 40% em 2021, 46% em 2022

Os novatos da primeira rodada têm um potencial maior do que Dalton e têm sido uma boa oportunidade de serem melhores imediatamente, mas não vão sobrar para o Chicago. Apesar de terem saído de dois drafts sem uma escolha na primeira rodada como resultado de sua troca por Khalil Mack, os Bears deveriam estar procurando uma oportunidade se um dos quarterbacks estiver disponível.

Metodologia

O modelo de previsão de quarterback da ESPN Analytics estima o expected points added (EPA) de um quarterback por jogo sobre a média da NFL ao longo do tempo, com exceção das variações ano a ano. São feitas estimativas separadas para a capacidade de um quarterback de correr e passar em cada temporada, que são então avaliadas especificamente para a confiança de cada quarterback na temporada. As projeções prospectivas consideram a estimativa atual de um quarterback na EPA e projeta uma habilidade crescente ou decrescente com base nas curvas históricas de envelhecimento da NFL.

Para os quarterbacks universitários, nosso modelo de projeção novato usa as notas e a idade da Scouts Inc. - juntamente com várias medidas estatísticas, incluindo o melhor QBR de um jogador, o QBR mais recente e a produção dividida entre corrida e passes - no modelo, avaliando assim cada componente por sua capacidade de previsão (e interação com as outras variáveis). São as estatísticas e os scouts, misturados.