<
>

Tom Brady e LeBron desafiam idade e acumulam recordes para alcançar - ou consolidar - status de melhor de todos os tempos

Nos últimos 20 anos, os dois maiores atletas em termos de longevidade e hegemonia nos esportes norte-americanos certamente foram Tom Brady e LeBron James. Muitos ganharam, claro, mas ambos o fizeram com maestria, por muito tempo e em lugares diferentes, com constantes mudanças nas figuras ao seu redor.

A ESPN e ESPN App transmitem AO VIVO e EXCLUSIVO o Super Bowl LV entre Tampa Bay Buccaneers e Kansas City Chiefs, no domingo (7/2), com Abre o Jogo a partir das 19h (Brasília) e a bola oval subindo às 20h30. O ESPN.com.br terá acompanhamento em tempo real da grande decisão da NFL com o que de melhor acontece direto de Tampa Bay.

*Conteúdo patrocinado por Ipiranga, Mitsubishi, Samsung, C6 Bank e Magazine Luiza

Pode haver discussão na preferência dos fãs sobre quem é o maior quarterback de todos os tempos. Porém, se for colocado em perspectiva os títulos (6), Super Bowls disputados (serão 10 neste domingo) e qualquer outra estatística em playoffs, não houve ninguém maior que Brady na história da NFL.

Muitos duvidavam que Brady iria seguir vencendo fora do New England Patriots e longe de Bill Belichick após 20 anos de um domínio completo na AFC. Mas ele provou o contrário e levou os Bucs ao Super Bowl logo de cara, enquanto Belichick e os Pats amargaram um ano melancólico e fora dos playoffs.

E tudo isso aos 43 anos de idade. Brady lançou 40 touchdowns em 2020, a primeira vez desde 2007 que ele atingiu essa marca.

E ele está fazendo isso saindo do "lugar comum", onde já era ídolo por duas décadas, e foi se arriscar em uma franquia que não ia aos playoffs havia 13 anos.

"Sim, eu definitivamente consideraria isso (jogar além dos 45 anos). É um esporte físico e você nunca sabe quando chega a hora. Porque é um esporte de contato e você tem que treinar muito. E eu tenho que estar 100% comprometido para continuar fazendo isso", disse Brady, à imprensa nesta segunda-feira, "Media Day" do Super Bowl.

E alguém duvida que ele realmente jogue em alto nível aos 45? Fato é que um quarterback fazendo o que ele está fazendo atualmente na NFL é algo jamais visto antes na história.

Jamais visto antes na história do futebol americano, claro. Afinal, no basquete LeBron James faz algo similar.

Aos 36 anos, LeBron vem de uma conquista de título, seu quarto na carreira, pela terceira equipe diferente, com o Los Angeles Lakers.

Com 25 pontos, 7,5 rebotes e 7,2 assistências, LeBron está com médias na temporada que ninguém em toda história jamais teve com 36 anos ou mais.

Todas as lendas da história da NBA nessa idade ou estavam aposentadas ou em claro declínio técnico. Não é o caso de LeBron, que vem sedento por mais um título.

Tom Brady e LeBron James já tornaram mais de uma geração de fãs de esportes privilegiadas de poderem vê-los em diferentes lugares e sempre com o mesmo sucesso e recordes.

E o Super Bowl LV pode ser o próximo capítulo dessa história.