<
>

As criativas chamadas do Kansas City Chiefs na NFL: Ferrari, Porco Faminto, Salsicha Defumada, Tebow inchado e mais

play
Com a NFL afunilando, Paulo Antunes faz seu top-5 dos quarterbacks que seguem em ação (4:46)

Semifinais de Conferência acontecem nesse final de semana, na ESPN e no ESPN App (4:46)

KANSAS CITY, Missouri - Enquanto fazia experiências durante um intervalo no treino do Kansas City Chiefs no início desta temporada, Patrick Mahomes teve uma ideia enquanto voltava para a sua posição para receber o snap.

Mahomes mais tarde chegou para o técnico Andy Reid com uma ideia pouco convencional para uma jogada que usa o quarterback em movimentação, o chamado "motion". Reid e os assistentes ofensivos transformaram o movimento pré-snap de Mahomes em uma jogada e o colocaram no plano ofensivo para um jogo de meio de temporada contra o Carolina Panthers.

Os Chiefs usaram a jogada, que eles chamam de ‘Ferrari Right’, e resultou em um passe para touchdown de 1 jarda de Mahomes para Demarcus Robinson.

Patrocinado por Ipiranga, Mitsubishi Motors, Samsung Galaxy, C6Bank e Magalu


1. Ferrari Direita: 8 de novembro de 2020

Ferrari Right

Os Chiefs agora têm um pacote de jogadas chamadas "Ferrari" com Mahomes em movimento. E eles têm toda uma coleção de jogadas interessantes na red zone, muitas das ideias originadas de treinadores, mas algumas de jogadores.

Os nomes das jogadas refletem sua natureza divertida e dão aos jogadores alguma responsabilidade no ataque.

"Mahomes teve algumas ideias, usamos as ideias de outros jogadores também", disse Reid. "Se você tem uma boa ideia, vamos lá. Nós aceitaremos. Eu sou fácil assim. Se forem boas jogadas, vamos experimentar e ver como funciona, mas eu acho que é algo saudável. Eu acho que é saudável para os caras. Eles estão pensando no jogo, o que é importante, e você espera que seus jogadores estejam com disposição para isso."

"Isso mantém os caras vivos. Mantém todo mundo envolvido. É coisa séria. Você sempre quer uma boa jogada. Estamos tentando criar mais uma alternativa para marcar um touchdown”.


2. Pegar e Largar: 28 de setembro de 2020

Muitas dessas jogadas resultaram em touchdowns. Os Chiefs marcaram um contra o Baltimore Ravens em um passe para o tackle Eric Fisher, que alinhou em uma posição elegível. O nome da jogada? Catch and Release (algo como "pegar e largar", em tradução livre) - uma brincadeira com o sobrenome de Fisher, que significa "pescador" em inglês.

Eles marcaram outro touchdown no mesmo jogo em um passe de Mahomes para fullback Anthony Sherman. A jogada é chamada de Smoked Sausage (tradução: Salsicha Defumada) - uma homenagem ao apelido de Sherman "Salsicha".


3. Salsicha Defumada: 28 de setembro de 2020

Salsicha Defumada

Mahomes também lançou um passe para touchdown por baixo para o TE Travis Kelce contra o New York Jets, uma jogada que eles chamaram de Stampede Right (Tradução: Debandada para a direita).

Algumas não funcionaram, principalmente devido à falta de execução adequada, e não à falta de criatividade. "Black Pearl’"(Tradução: Pérola Negra), assim chamado porque os Chiefs usaram a jogada contra o Tampa Bay Buccaneers, é uma jogada com duas reversões que teria resultado em um passe para touchdown de Kelce para Mahomes se o TE tivesse decidido correr com bola. Em vez disso, seu passe foi incompleto.


4. Debandada Direita: 1° de novembro de 2020

Uma jogada malsucedida não impedirá Mahomes de trazer novas ideias para Reid.

“Se eu tenho uma ideia, geralmente a colocamos [no manual]”, disse Mahomes. "Mas haverá muitas vezes em que [Reid] faz um ajuste para conseguirmos fazer dar certo. Vou apresentar ideias de jogadas, tentar pegar a defesa em certas coberturas, e então ele detalha tudo e faz dar certo durante o jogo”.

Ferrari Right é um exemplo.

"Há um momento em que estamos fazendo uma espécie de passo-a-passo para a defesa. Nesse passo-a-passo, ele nos dá uma pequena oportunidade de experimentar algumas cosias, eu fiz e acho que ele gostou", disse Mahomes.

"Você tem que mostrar a ele. Ele tem que ver a prova de que vai funcionar em uma situação ao vivo antes de colocá-lo lá”.

Reid disse: "Nas três semanas anteriores, Pat tem mexido com isso. Eu disse a ele, 'Escute, vamos colocar a jogada [no plano de jogo]', e ele olhou para mim como se eu fosse louco. Ele estava fazendo [nos treinos] e parecia bom. Então, se parece bom, vamos tentar."

"Você já viu jogadas suficientes. Você tem um bom pressentimento quando vê algo assim. A jogada funcionou bem. Tínhamos caras suficientes que tiveram a chance de pegar a bola e um center que se sentiu confortável em fazer o snap. Patrick e os caras trabalham nessas coisas malucas, e aquela chamou minha atenção”.


5. Porco Faminto Direita: 16 de outubro de 2016

Os jogadores da linha frequentemente são as estrelas nessas jogadas criativas. Dontari Poe, um defensive tackle de 155kg, marcou um touchdown em um jogo de 2016 pelos Chiefs em uma jogada chamada Hungry Pig Right (Tradução: Porco Faminto para a Direita).

Poe mais tarde naquela temporada lançou um passe para touchdown em uma jogada na linha de uma jarda contra o Broncos, que Reid chamou de "Bloated Tebow Pass” (tradução: Passe do Tebow Inchado).

Este ano, Fisher fez um touchdown. Os Chiefs planejaram fazer o passe para outro jogador de OL, Mike Remmers, quando eles estavam perto da end zone contra os Panthers. A jogada não deu certo e um provável touchdown seria perdido quando os Panthers foram penalizados com uma segurada.

"Jogo futebol americano desde a segunda série", disse Remmers, em sua nona temporada da NFL. “Eu nunca peguei a bola. Eu nunca consegui uma jarda. Eu nunca marquei um touchdown nem nada."

"Eu recebi uma falta de segurada defensiva. Posso adicionar isso à minha lista de feitos agora. Foi muito bom ser capaz de correr uma rota”.

Os Chiefs têm um treino em todas as sextas-feiras durante a temporada em que os jogadores de linha ofensiva podem fazer rotas e pegar passes. O exercício é principalmente para diversão e para aliviar a rotina dos jogadores de linha, mas Reid e os treinadores de ataque também estão observando para ver quais jogadores de linha podem ter as habilidades ofensivas para ajudar como um recebedor em uma jogada especial.

"Você só precisa olhar em volta e ter certeza de que um cara pode fazer certas coisas quando está jogando antes do início do treino", disse Reid. "Se você identifica alguma coisa, pode usar nos jogos. Vimos que [Remmers] é bom recebendo, e ele tem uma boa percepção dessa jogada."

"O cara fez um tackle nele. Eu disse a Remmers que ele deveria se orgulhar disso, o fato de terem prestado tanta atenção nele. Isso não acontece normalmente com jogadores de linha, mas aconteceu naquela jogada”.

O Catch and Release foi ideia do coordenador ofensivo Eric Bieniemy. Ele tem importunado Reid para chamar a jogada durante uma partida.

Mas geralmente isso não é obrigatório. Geralmente, basta uma ideia e um nome engraçado.

"Temos um grupo muito, muito criativo de pessoas que pode sugerir vários nomes", disse Bieniemy. "Nós nos divertimos. Os caras gostam. Eles também tornam isso divertido, porque quando você dá a eles aquelas jogadas em particular, eles assumem a responsabilidade e querem que dê certo."

"Manteremos a flexibilidade com essas jogadas em particular. E só para você saber, ainda há muito [no manual]”.