<
>

NFL: Provável destino do campeão da NFC East, conquista de divisão e vaga nos playoffs com desempenho negativo são raridades na História

Muito provavelmente, a NFC East da NFL terá como seu campeão um time com desempenho negativo na temporada regular deste ano.

No momento, terminada a semana 11, as quatro equipes da divisão têm três vitórias.

O Philadelphia Eagles, porém, empatou um de seus jogos. E com o recorde 3-6-1, lidera a divisão sobre os 3-7 de New York Giants, Dallas Cowboys e Washington.

Nesta quinta, Cowboys e Washington se enfretam e até vão mudar esse número, na ESPN e no ESPN App, ao vivo, às 18h30. Mas ambos vão seguir com menos de 50% de aproveitamento.

Um time com desempenho negativo se classificar para os playoffs como campeão de sua divisão não é algo inédito, mas é bem raro.

Na história da liga, houve apenas dois casos. Se somado àqueles que foram aos playoffs mesmo sem vencer suas divisões, o número sobe para quatro.

Aritmética

Os quatro times da NFC East ainda têm seis jogos por fazer, cada. De modo que, sim, a matemática permite que qualquer um deles chegue a nove vitórias e conquiste a divisão com saldo positivo.

Mas o desempenho mostrado por eles até o momento, bem como uma análise rápida de suas tabelas, não dá indícios de que isso vá acontecer.

Veja quais foram e como se saíram as quatro equipes na história da NFL que foram aos playoffs com recorde negativo - duas delas, no mesmo ano, e outras duas bastante recentemente:

*Conteúdo patrocinado por Mitsubishi Motors, Samsung Galaxy, C6Bank e Magalu

1. Cleveland Browns de 1982: 4-5

Na encurtada temporada daquele ano, devido a uma greve promovida pelo sindicato dos jogadores, os Browns venceram apenas quatro de seus nove compromissos.

Na época, cada conferência tinha apenas três divisões, e a equipe de Cleveland estava na AFC Central com Cincinnati Bengals, Pittsburgh Steelers e o então Houston Oilers - hoje, Tennessee Titans.

Os Bengals conquistaram a divisão com sete vitórias e duas derrotas. Mas como cada conferência distribuía cinco wild cards, os Browns vieram de reboque para a pós-temporada da AFC, com quatro vitórias e cinco derrotas.

Mas a alegria não durou muito. Mesmo com o lendário linebacker Chip Banks, defensive rookie daquele ano, com 6.5 sacks por jogo, os Browns sucumbiram diante do Los Angeles Raiders nos playoffs: 27-10.

3. Detroit Lions de 1982: 4-5

Assim como os Browns, os Lions perderam cinco de seus nove jogos e foram para os playoffs com recorde negativo.

Outra coincidência está no fato de e equipe de Detroit também ser da divisão central de sua conferência - no caso, a NFC.

O Green Bay Packers, que conquistou a divisão, também não foi muito brilhante: cinco vitórias, três derrotas e um empate - o empate foi a diferença a favor de Green Bay contra Minnesota Vikings e Tampa Bay Buccaneers, que somaram cinco vitórias e quatro empates.

A derrota dos "negativados" Lions nos playoffs, diante dos então Redskins do running back John Higgins, foi desmoralizante: 31 a 7. Talvez fosse melhor nem ter se classificado.

Washington acabaria conquistando o Super Bowl.

4. Seattle Seahawks de 2010: 7-9

Na primeira temporada de Pete Carroll como técnico, os Seahawks do quarterback Matt Hasselbeck conquistaram a NFC West com sete vitórias e nove derrotas (7-9).

Pouco impressionante, mas uma grande melhora diante dos 5-11 (cinco vitórias e 11 derrotas) do campeonato anterior.

7-9 foi também o desempenho do St. Louis Rams. Mas Seattle ficou com a vaga por ter um recorde de quatro vitórias e duas derrotas contra os times da divisão.

No Wild Card Round, apoiado no Beast Mode de Marshawn Lynch, os Seahawks bateram o New Orleans Saints (11-5) por 41 a 36.

Mas, na partida seguinte, no Divisional, deu Chicago Bears, com quatro touchdowns de Jay Cutler - dois com corridas terrestres.

Seattle, que foi o primeiro time na história a vencer sua divisão com um recorde negativo, encerrou sua participação com oito vitórias e dez derrotas (8-10)

4. Carolina Panthers de 2014: 7-8

Foi com sete vitórias, oito derrotas e um empate (7-8-1) que os Panthers foram para a pós-temporada em 2014-15, tornando-se o segundo time a conquistar sua divisão com menos vitórias do que derrotas.

Por ter sido vencedor da NFC South, o time do técnico Ron Rivera mandou o jogo contra o Arizona Cardinals (11-5) no Wild Card e venceu por 27 a 16, com Cam Newton lançando 198 jardas aéreas, 35 jardas terrestres e dois touchdowns.

Já no Divisional, o time perdeu para os Seahawks de Russell Wilson por 31 a 17. O QB dos Seahawks terminou o jogo sem interceptações e com três touchdowns.

E os Panthers se despediram do campeonato com nove derrotas, oito vitórias e um empate. Nada que indicasse o sucesso do ano seguinte, quando a franquia chegou ao Super Bowl.

Giants ressurgem

Nas últimas rodadas, dentre as quatro franquias da NFC East, os Giants foram os que deram maiores mostras de melhora, à medida que Daniel Jones começa a sofrer um número menor de turnovers.

Nas duas últimas partidas, o jovem quarterback de Nova York não perdeu a posse de bola nenhuma vez - e sua equipe conseguiu duas vitórias seguidas.

Após um início com cinco derrotas - Steelers, Bears, San Francisco 49ers, Los Angeles Rams e Cowboys -, o Big Blue venceu três de seus últimos cinco duelos: duas vezes contra Washington e uma sobre Philadelphia.

Já Washington e Eagles vêm numa descendente, com duas vitórias e três derrotas. E os Cowboys, piores ainda, somaram o desastroso recorde 1-4 em seus últimos cinco compromissos.

Também joga a favor do time de Nova York ser o único a estar positivo contra seus rivais de divisão (3-2), primeiro critério para desempate.

Veja abaixo a tabela dos quatro times até o fim da temporada regular: (C = em casa; F = Fora)

Philadelphia Eagles: Seahawks (C), Packers (F), Saints (C), Cardinals (F) , Cowboys (F) e Washington (C)

New York Giants: Bengals (F), Seahawks (F), Cardinals (C), Browns (C), Baltimore Ravens (F), Cowboys (C)

Washington Football: Cowboys (F), Steelers (F), 49ers (F), Seahawks (C), Panthers (C), Eagles (F)

Dallas Cowboys: Washington (C), Ravens (F), Bengals (F), 49ers (C), Eagles (C), Giants (F)