<
>

Brady x Brees na NFL e os grandes duelos de 'quarentões' na história dos esportes norte-americanos

play
Com Brady, Gronk e Fournette, Curti conta o que esperar do ataque dos Bucs na NFL (1:57)

Tampa Bay se reforçou com grandes estrelas para a temporada 2020 da liga (1:57)

Tom Brady e Drew Brees se encontrarão apenas pela sexta vez no domingo, quando o New Orleans Saints de Brees receber o Tampa Bay Buccaneers de Brady - com transmissão da ESPN 2 e do ESPN App às 17h25 (de Brasília).

Os QBs têm sete anéis de Super Bowl entre eles e cerca de um milhão de recordes da NFL. O encontro, no entanto, marcará a primeira vez que eles se enfrentarão já com mais de 40 anos.

É raro QBs de 40 anos se enfrentarem na mesma partida. Tecnicamente, aconteceu apenas uma vez. Em dezembro de 2005, Doug Flutie (43 anos, New England Patriots) e Vinny Testaverde (42 anos, New York Jets) de 42 anos se tornaram a primeira dupla de ‘quarentões’ a fazer passes na mesma partida.

Jogadores com mais de 40 anos são menos raros em outros esportes profissionais, e como os 40 são os novos 30, e Brees e Brady estão na mesma divisão, é provável que tenhamos este confronto mais tarde na temporada.

Aqui estão alguns outros confrontos notáveis entre quarentões pelo mundo do esporte.


Quando: 8 de junho de 1941 – Chicago White Sox x Boston Red Sox

Quem: Ted Lyons (Chicago), Lefty Grove (Boston)

Idade combinada: 81 anos

O que aconteceu: Grove e Lyons arremessaram partidas de 10 entradas. Grove acabou vencendo o confronto por 5-3, permitindo nove rebatidas e conseguindo sete strikeouts. Foi a última temporada da carreira lendária de Grove, que se tornou membro do Hall da Fama; Lyons ainda jogaria até os 45 anos. Foi a única vez na história moderna do beisebol que dois arremessadores de 40 anos jogaram 10 entradas na mesma partida.

Curiosidade: A última vez que um arremessador de qualquer idade jogou 10 entradas foi em 2012, quando Cliff Lee fez as honras.


Quando: 18 de março de 1970 - Minnesota North Stars x Detroit Red Wings

Quem: Gordie Howe (Detroit), Gump Worsley (Minnesota)

Idade combinada: 82 anos

O que aconteceu: Há dois gols na história da NHL de um jogador de 40 anos marcando em um goleiro de 40 anos. Este é o primeiro. Howe, aos 42, marcou no empate por 2 a 2. Howe e Worsley acabariam sendo membros do Hall da Fama.

Curiosidade: aos 52, Howe jogou no All-Star Game da NHL com um Wayne Gretzky de 19 anos.


Quando: 4 de maio de 2007 - New York Mets x Arizona Diamondbacks

Quem: Julio Franco (Nova York), Randy Johnson (Arizona)

Idade combinada: 91 anos

O que aconteceu: no duelo mais antigo de rebatedor x arremessador da história do beisebol, Franco, na época com 48 anos, fez seu último home run da carreira contra Johnson. Após o home run, Johnson eliminou Franco duas vezes. Franco é o jogador mais velho a rebater um grand slam e walk-off home run na história do beisebol.

Curiosidade: Franco foi o último jogador a rebater contra um arremessador (Jim Kaat) que lançou contra Ted Williams. Kaat enfrentou Williams em 1959 e Franco em 1982.

Quando: 24 de maio de 2007 - New York Mets x Atlanta Braves

Quem: Tom Glavine (Nova York), John Smoltz (Atlanta)

Idade combinada: 81 anos

O que aconteceu: os dois ex-companheiros se enfrentaram em um jogo que lembra os dias de glória dos Braves. Smoltz venceu a partida em 2-1, jogando sete entradas sem sofrer pontos. A partida marcou a vitória de número 200 na carreira do arremessador.

Curiosidade: Smoltz foi o primeiro arremessador da história do beisebol com 200 vitórias e 150 saves.


Quando: 6 de fevereiro de 2010 - UFC 109

Quem: Randy Couture x Mark Coleman

Idade combinada: 91 anos

O que aconteceu: o confronto foi planejado originalmente para 1998, quando os dois eram lutadores muito mais jovens, mas lesões atrasaram a luta por quase 12 anos. Couture acabou vencendo por finalização no segundo round. Foi a luta final da carreira de Coleman.

Curiosidade: é a única luta do UFC a ter dois homens de 45 anos.


Quando: 3 de abril de 2010

Quem: Bernard Hopkins x Roy Jones Jr.

Idade combinada: 86 anos

O que aconteceu: quase 17 anos após seu primeiro encontro, Hopkins e Jones tiveram sua revanche. Não foi uma boa luta, mas Hopkins, de 45 anos, venceu por decisão unânime.

Curiosidade: Jones, de 41 anos, acertou apenas 82 socos na luta.


Quando: 4 de abril de 2013 - New Jersey Devils x Boston Bruins

Quem: Martin Brodeur (New Jersey), Jaromir Jagr (Boston)

Idade combinada: 81 anos

O que aconteceu: no dia em que estreou pelos Bruins, Jagr marcou o único gol da vitória por 1-0 sobre os Devils. Brodeur, na época com 40 anos, é o líder da NHL em vitórias de goleiro e shutouts.

Curiosidade: Jagr, agora com 48, ainda joga. Ele marcou 15 gols na temporada 2019-20 pelo time da Extraliga, HC Kladno, de sua propriedade.


Quando: 29 de abril de 2016 - New York Yankees x Boston Red Sox

Quem: Alex Rodriguez (NYY) x David Ortiz (Boston)

Idade combinada: 80 anos

O que aconteceu: dois dos melhores rebatedores da época fizeram história na rivalidade Yankees-Red Sox. Em uma vitória de 4-2 do Red Sox, Ortiz e Rodríguez bateram home runs. O de Ortiz veio na oitava entrada e praticamente decidiu o jogo para os Red Sox.

Curiosidade: 2016 foi a última temporada de Ortiz. Ele bateu 38 home runs naquele ano - a maior marca de um jogador em sua última temporada.


Quando: 28 de janeiro de 2018 - San Antonio Spurs x Sacramento Kings

Quem: Manu Ginóbili (San Antonio), Vince Carter (Sacramento)

Idade combinada: 81 anos

O que aconteceu: parece que Vinsanity joga basquete desde sempre. Ele saiu do banco para os Kings em uma derrota para marcar 21 pontos, enquanto Ginóbili marcou 15 para os Spurs.

Curiosidade: Carter foi o primeiro jogador de 40 anos a acertar três ou mais bolas de três pontos em um jogo de playoff.


Quando: 23 de novembro de 2018 - The Match

Quem: Tiger Woods x Phil Mickelson

Idade combinada: 90 anos

O que aconteceu: com uma bolsa de US $ 9 milhões, o golfe ganhou sua versão de Brady x Brees. Eles têm 20 vitórias em majors entre eles. Neste evento não oficial, os dois estavam empatados depois de 18 buracos e passaram por quatro buracos de playoffs antes de Mickelson vencer.

Curiosidade: isso levou a The Match: Champions for Charity com Mickelson formando dupla com Brady e Woods jogando com Peyton Manning. Woods e Manning venceram o evento. Idade combinada do quarteto? 179 anos.