<
>

Resumo da semana 17 da NFL: centímetros decisivos, mágica derruba os Patriots e playoffs definidos

A temporada regular da NFL chegou ao fim. Mas não é motivo para ficar triste, fã do esporte, pois os playoffs vem aí!

E as últimas vagas da pós-temporada foram definidas no último domingo, que teve rodada cheia e muita emoção.

Perdeu alguma coisa? Então confira o nosso resumo da semana 17!

Um jogo de centímetros

O horário nobre do domingo reservou um jogaço. Os rivais Seattle Seahawks e San Francisco 49ers disputavam o título da divisão Oeste da Conferência Nacional em confronto direto, além de uma folga na primeira rodada dos playoffs e direitos de mando de campo na pós-temporada.

E a partida não poderia ter sido mais apertada. Com a oportunidade de virar o jogo a 10 segundos do fim, os donos da casa foram parados a centímetros da end zone na quarta descida e tiveram que se contentar com a 5ª colocação na NFC. Vitória dos 49ers por 26 a 21.

A mágica derruba os Patriots

O New England Patriots não está de folga na primeira rodada dos playoffs pela primeira vez desde 2009. E a vantagem, que parecia garantida, escapou ao levar a virada do Miami Dolphins, em casa, nos segundos finais.

A mágica de Ryan ‘Fitzmagic’ na campanha da vitória garantiu o triunfo por 27 a 24 para os visitantes, que derrubaram o time de Tom Brady para a terceira colocação da Conferência Americana. Melhor para o Kansas City Chiefs de Patrick Mahomes, que bateu o Los Angeles Chargers por 31 a 21 e assumiu a segunda colocação.

A última vaga e o título terrestre

Toda temporada, um jogador leva o título simbólico de ‘campeão terrestre’, ou seja, o atleta que mais conseguiu jardas corridas no ano. Em 2019, a honra ficou com Derrick Henry, que acumulou 211 jardas e 3 touchdowns numa partida monstruosa diante dos reservas do Houston Texans no último domingo, totalizando 1.540 jardas terrestres na temporada.

O jogador foi fundamental no triunfo por 35 a 14 contra o rival texano, vitória que garantiu para o Tennessee Titans a última vaga da Conferência Americana nos playoffs.

O recorde do melhor time da NFL

Falando em jardas terrestres, nenhum time na história da NFL conseguiu estatísticas superiores numa temporada em relação ao Baltimore Ravens de 2019. Foram 3.296 jardas corridas no total, um recorde, superando a marca anterior do New England Patriots de 1978, que havia somado 3.165.

Nesta temporada, nenhuma equipe conseguiu tantas vitórias como os Ravens. Foram 14 em 16 jogos, a última delas neste domingo, com os reservas em campo e as estrelas Lamar Jackson e Mark Ingram no banco, batendo e eliminando o grande rival Pittsburgh Steelers por 28 a 10.

Eagles dançam em direção aos playoffs

O Philadelphia Eagles assumiu a liderança da divisão Leste da Conferência Nacional na penúltima rodada da temporada ao bater o rival e concorrente direto Dallas Cowboys. No último domingo, só precisava vencer o New York Giants para carimbar o passaporte em direção à pós-temporada.

Mas foi sofrido. O último quarto começou empatado em 17 a 17, mas dois touchdowns de Boston Scott garantiram a vaga nos playoffs. Triunfo por 34 a 17 e dancinha sensacional do herói do dia!

No estouro do cronômetro!

O Green Bay Packers está de folga na primeira rodada dos playoffs. Mas não foi fácil superar o New Orleans Saints na disputa pelo segundo lugar da Conferência Nacional. Aliás, foi emoção até o último segundo, literalmente.

Precisando vencer o rival Detroit Lions, os Packers empatavam por 20 a 20, até que Rodgers encontrou Aaron Jones num passe curto no minuto final que colocou a equipe visitante em posição de chutar um field goal. Com o cronômetro zerado, Mason Crosby converteu a cobrança de 33 jardas e garantiu o triunfo por 23 a 20.