<
>

NFL: Qual a chance do seu time se classificar para os playoffs? Veja as projeções

Com seis semanas restantes na temporada regular da NFL, a AFC já parece estar se encaminhando para uma corrida de dois times. Os Patriots e os Ravens se isolam no topo da conferência após vitórias no último domingo (17).

Nos aproximando de fechar a temporada aqui no Centro de Playoff Picture, começamos a divulgar algumas projeções da Football Power Index (FPI) da ESPN, uma métrica que leva em consideração a dificuldade do calendário dos times e análise de confrontos, entre outros dados, para elaborar as probabilidades de playoffs. Na AFC, os Patriots têm 95.2% de chance de estar entre as duas melhores seeds. Os Ravens têm 80.2%

Vamos dar uma olhada mais atenta na corrida para os playoffs após 11 semanas jogadas na temporada de 2019 da NFL:

AFC

1. New England Patriots (9-1)

Tom Brady foi curto e aparentemente exausto durante a coletiva pós-jogo contra os Eagles, mas ele não tem motivos para estar desapontado. Uma vitória em novembro na Philadelphia, contra um time que briga para permanecer na luta pelos playoffs, é de se comemorar. Os Patriots vão ter que continuar caçando as vitórias para permanecerem na frente dos embalados Ravens na disputa pela primeira seed da AFC. A FPI dá a eles 72.9% de chance de isso acontecer, mas Baltimore só precisa de apenas mais uma vitória de diferença para atingir o feito, já que foram vencedores no confronto direto da semana 9.

Próximo jogo: Dallas Cowboys (casa)

2. Baltimore Ravens (8-2)

Depois de uma derrota por 15 pontos contra os Browns na semana 4, os Ravens emendaram seis vitórias seguidas, uma sequência duas vezes maior que a do time mais próximo. Com o quarterback Lamaer Jackson jogando a nível de MVP, Baltimore estão cada vez mais próximos de vencer a AFC North e tem chance de 54.4% de pegarem a segunda seed da conferência. Com os altos e baixos de todo o resto da conferência, é bem possível vermos um Patriots-Ravens novamente na final da AFC.

Próximo jogo: Los Angeles Rams (fora)

3. Kansas City Chiefs (7-4)

A vitória dos Chiefs no Monday Night na Cidade do México deu um novo respiro ao time diante do resto da AFC West. Eles têm uma vitória e meia de vantagem sobre os Raiders, graças à vitória no confronto direto da semana 2, e a FPI dá à Kansas City 94% de chance de vencer a divisão. O time ainda estaria tranquilo se tivesse perdido para os Chargers naquele jogo, com 78% de chance de passar os Raiders e vencerem o título divisional.

Próximo jogo: Oakland Raiders (casa – depois do bye)

4. Indianapolis Colts (6-4)

Muito pode acontecer em poucas horas. Os Colts entraram na semana 11 na 8ª posição da AFC. Então eles venceram os Jaguars por 20 pontos em casa, enquanto os Texans perderam fora para os Ravens. Essa combinação lançou a franquia de Indianapolis até a 3ª posição (antes de caírem para 4º com a vitória dos Chiefs). Isso também reflete a força das vitórias dos Colts a este ponto e como isso pode afetar o playoff Picture. A vitória sobre os Texans na semana 7 explica o motivo deles estarem no topo da AFC South; e a vitória sobre os Chiefs na semana 5 garantem a vantagem de confronto direto. Não é preciso dizer que a revanche de Colts x Texans vai ter grande reflexo na luta pela divisão.

Próximo jogo: Houston Texans (fora)

5. Buffalo Bills (7-3)

A vitória dos Bills em Miami não fez nada para mudar a percepção de que eles fazem a festa contra times fracos. Sua força de vitórias (.214 – calculada pela dificuldade do calendário) é de longe a mais baixa entre as seis seeds de ambas as conferências. Mas os Bills têm apenas mais dois jogos contra equipes com mais derrotas que vitórias: Broncos e Jets. Vitórias nesses dois jogos, e talvez mais uma, talvez seja o necessário para colocarem o time na pós-temporada. Suas chances são de 63.4%, segunda a FPI.

Próximo jogo: Denver Broncos (casa)

6. Houston Texans (6-4)

Tudo o que descobrimos no domingo foi que os Texans, certamente agora e possivelmente até o final da temporada regular, não são um time de nível elite da AFC. A derrota em Baltimore derrubou a franquia para uma vaga de wild card – que eles só seguram pela vitória em confronto direto contra os Raiders na semana 8 –, mas ela ainda pode voltar aos trilhos na semana 12 contra os colts. A FPI ainda dá 68.2% de chance de o time vencer a divisão, com a probabilidade de chegar aos playoffs em 86.8%.

Próximo jogo: Indianapolis Cots (casa)

NA CAÇA

7. Oakland Raiders (6-4)

8. Pittsburgh Steelers (5-5)

9. Tennessee Titans (5-5)

10. Cleveland Browns (4-6)

NFC

1. San Francisco 49ers (9-1)

Teve um momento no domingo em que os 49ers realmente pareciam a fraude que muitos acreditam que o time seja, agora que eles chegaram à parte mais difícil do calendário. Perdendo para os Seahawks na semana 10, eles ficaram atrás do placar contra os Cardinals (que só têm 3 vitórias) por 16 pontos no meio do 2º quarto. Mas San Francisco segurou as pontas e asseguraram uma temporada de vitórias pela primeira vez desde 2013. Mas as coisas só ficarão mais difíceis daqui para a frente. O jogo em casa contra os Packers no próximo Sunday Night vale a 1ª posição na NFC, e mesmo que eles vençam, os próximos jogos são tão difíceis quanto, contra Baltimore e New Orleans. É por isso que a FPI não é tão camarada com os Niners ficando com a 1ª seed. Eles têm 37.8% de chances.

Próximo jogo: Green Bay Packers (casa)

2. Green Bay Packers (8-2)

Os Packers não terão a oportunidade de voltar devagar do bye. O jogo em San Francisco poderá ter um impacto imenso na liderança do time na divisão e nas chances de receber um descanso na primeira rodada dos playoffs. A chance de a franquia vencer a NFC North é de 64.9%. Ainda, a FPI dá aos Packers 20.6% de chance de chegarem à 1ª posição da conferência e 26.3% de ficarem em 2º.

Próximo jogo: San Francisco 49ers (fora)

3. New Orleans Saints (8-2)

Depois de um colapso contra os Falcons, os Saints se reergueram no domingo com uma vitória de 17 pontos sobre os Buccaneers. Eles estão atrás dos Packers no ranking por uma derrota extra para um rival de conferência, mas a FPI dá aos Saints uma pequena vantagem para terminar na 2ª seed (26.9%). Se você gostaria de ver os playoffs da NFC passarem pelo Superdome mais uma vez, mantenha em mente que os Saints têm apenas mais dois jogos contra times com recorde positivo: 49ers e Colts.

Próximo jogo: Carolina Panthers (casa)

4. Dallas Cowboys (6-4)

A vitória dos Cowboys em Detroit, combinada com a derrota dos Eagles para os Patriots, deixa o time texano como os únicos com mais vitórias do que derrotas na NFC East. Isso coloca Dallas em uma posição relativamente de comando na divisão. A FPI aponta uma chance de 66.9% deles vencerem o título divisional e 70.5% de chegarem aos playoffs. Mas muita coisa pode mudar em uma semana, já que os Cowboys talvez tenham o jogo mais difícil de seu calendário na semana 12.

Próximo jogo: New England Patriots (fora)

5. Seattle Seahawks (8-2)

O bye veio em um ótimo momento para os Seahawks, que teve 291 jogadas combinadas nas duas vitórias consecutivas em prorrogações – a maior marca da liga no período. Eles precisavam do descanso para uma sequência brutal adiante. A vitória dos 49ers manteve San Francisco na liderança da divisão, e Seattle vai navegar pelo terceiro pior calendário da NFL no restante da temporada. 27.6% de chance é dada pela FPI para os Seahawks vencerem a divisão.

Próximo jogo: Philadelphia Eagles (fora)

6. Minnesota Vikings (8-3)

Custou uma virada histórica aos Vikings para evitarem aquele tipo de derrota que esmaga os sonhos de playoffs. Jogando contra um time com apenas três vitórias na temporada, Minnesota precisaram se tornar o primeiro time da NFL nos últimos 40 anos a pontuar em todos os drives do segundo tempo e vencer após ficarem 20 pontos atrás, segundo o Elias Sports Bureau. Uma vitória é uma vitória não importa o que aconteça e os Vikings agora têm 93.6% de chances de chegar à pós-temporada, segundo a FPI. Eles têm chances mais remotas de vencer a NFC North, em parte por causa da forma 2-1 dentro da divisão. A FPI dá 35.1% de chance do time tirar a liderança dos Packers.

Próximo jogo: Seattle Seahawks (fora - depois do bye)

NA CAÇA

7. Los Angeles Rams (6-4)

8. Philadelphia Eagles (5-5)

9. Carolina Panthers (5-5)

10. Chicago Bears (4-6)