<
>

NBA: Quem são os cinco calouros com mais chances de surpreender na temporada 2021-22

Você já deve saber quem são os grandes nomes da classe de calouros de 2021-22 da NBA, mas quem pode aparecer e surpreender na temporada 2021-22?


Toda temporada aparecem novatos fora do top 10 que se destacam por contribuírem de uma forma muito maior do que seu ranqueamento no Draft pode indicar.

Na última temporada, Tyrese Haliburton (12º), Isaiah Stewart (16º), Saddiq Bey (19º), Immanuel Quickley (25º) e Desmond Bane (30º) foram as grandes revelações. Alguns jogadores subestimados despontam como superastros, como Donovan Mitchell (13º em 2017), Devin Booker (13º em 2015) e Giannis Antetokounmpo (13º em 2013), provando ainda mais o quão impreciso pode ser o processo científico de ranqueamento do Draft.

Será que existe uma superestrela escondida fora do topo do Draft deste ano? Apresentamos a seguir cinco jogadores que estão fora do top 10 e que poderiam causar o maior impacto como novatos,


Alperen Sengun | 2,08m | Ala-Pivô | Houston Rockets

Posição no Draft: 16º

Se seu desempenho na liga de verão serve de indicação, eu espero que Sengun seja um dos novatos mais produtivos da NBA nesta temporada. Sengun tem a combinação perfeita de oportunidade e habilidade pronta para a NBA para ser a zebra no Rookie of the Year (Calouro do Ano). O turco conseguiu uma média impressionante de 23,3 pontos, 17,7 rebotes, 4,4 assistências, 4,8 tocos e 2,0 roubadas a cada 40 minutos em Vegas enquanto convertia 38% de seus arremessos de 3. Embora tenha apenas 19 anos de idade, Sengun, de 2,08m, tem 56 jogos na liga turca e uma considerável experiência na seleção principal para se apoiar em sua transição para a NBA.

Mesmo com a contratação de Daniel Theis na offseason, os Rockets não estão exatamente cheios de All-Stars no seu ataque - apesar do desenvolvimento de Christian Wood. Sengun é um forte nome ao lado de Wood, dada sua capacidade de pontuar com agressividade, habilidade com os pés e dentro do garrafão, mas ainda assim consegue sair dele e acertar os ocasionais cestas de 3 e criar oportunidades no perímetro. Ainda é o início do processo de reconstrução, as preocupações defensivas de Sengun não são tão expressivas. Houston também está com pouca pressa para avançar aos playoffs. Considerando a nova aparência do time, existe um incentivo considerável para que os Rockets provem que acertaram com Jalen Green, Usman Garuba, Josh Christopher e Sengun, o que é um bom indicativo para sua temporada de estreia.


Trey Murphy III | 2,03m | Ala | New Orleans Pelicans

Posição no Draft: 17º

Não é segredo que Zion Williamson fica feliz e no auge de seus superpoderes quando ele está cercado de arremessadores, dando a Murphy um caminho para conseguir tempo de jogo em New Orleans. O jogador de 21 anos sabe desempenhar um papel importante sem a bola, no estilo 3-and-D, já que os spot-ups representam 55% do seu ataque. Murphy não apenas acertou 43% de seus arremessos de 3 e 93% da linha de arremesso livre na temporada passada, mas também acertou 44% da linha de 3 pontos mais distante da NBA na Summer League. Ele também é um passador inteligente e disposto a jogar com a bola, bem preparado para um papel de baixa utilização e alto impacto ao lado de estrelas como Williamson e Brandon Ingram.

Willie Green, técnico dos Pelicans, também tem pouco em termos de espaçamento de quadra, já que New Orleans terminou em 25º lugar na última temporada em porcentagem de acerto de 3 pontos. Entre os jogadores que participaram do rodízio, apenas Ingram fez mais de 2 bolas de três por jogo (38%), e nenhum Pelican arremessou mais de 40% de suas tentativas para 3 pontos. Murphy, que é um excelente arremessador e com grande versatilidade defensiva, também dá a New Orleans a tão necessária versatilidade na formação em um ano crítico para este grupo jovem. Dada sua experiência universitária e habilidade clara para a NBA, eu imagino que Murphy esteja entre os dez primeiros novatos a receber oportunidades nesta temporada.


Nah'Shon Hyland | 1,88m | Ala-armador | Denver Nuggets

Posição no Draft: 26º

Com Jamal Murray provavelmente fora até que se recupere da lesão que sofreu, deve surgir uma oportunidade para "Bones" Hyland conquistar seu lugar no time. Saindo de uma temporada como Jogador da Conferência do Ano em VCU, Hyland parecia uma escolha da loteria por um tempo em Las Vegas, marcando 19,8 pontos em 28,5 minutos enquanto acertava 40% de seus arremessos de longa distância (8,8 tentativas por jogo) e entregando 4,8 assistências por partida.

Mesmo com os instintos de pontuação de Hyland, o treinador principal do Nuggets, Michael Malone, tem um histórico de levar tempo para se adaptar aos novatos, em grande parte devido à falta de experiência defensiva (por exemplo, Michael Porter Jr.). Essa é uma área que Hyland pode melhorar, mas ele é grande e competitivo o suficiente para sobreviver a um papel de reserva enquanto dá a Nikola Jokic e Porter Jr. um impulso no fundo de quadra com seu longo alcance e capacidade de fazer jogadas. Eu esperava que Hyland viesse como uma potencial escolha de loteria em cenários de re-Draft no final da temporada 2021-22.


Cam Thomas | 1,93m | Armador | Brooklyn Nets

Posição no Draft: 27º

O tempo de jogo pode ser a única coisa que impede Thomas de levar sua produção histórica da universidade para a NBA. Mesmo assim, com James Harden, Kyrie Irving e Kevin Durant na expectativa de se manterem bem fisicamente durante a temporada regular para uma disputa de playoff longa - isso se Kyrie for reintegrado ao time -, Thomas, de 1,93m, deve receber sua justa parcela de oportunidades. O jogador de 19 anos mostrou como pode ser devastador em Las Vegas, com uma média de 26,5 pontos em 28,4 minutos, enquanto acertava 36% de seus arremessos para 3 pontos e ganhava quase 10 lances livres por jogo.

A razão pela qual Thomas não foi escolhido na loteria foi devido a suas deficiências em fundamentos além da pontuação - defesa, tomada de decisões e passes. Bruce Brown é um exemplo perfeito do tipo de jogador que prospera ao lado de Durant, Irving e Harden, pois ele trabalhou seu papel por causa de sua capacidade de fazer tudo, exceto marcar pontos em um nível alto. Mesmo com essas dificuldades, há sempre espaço para arremessadores ao lado de criadores de jogadas de alto nível, e é difícil ver uma situação em que Thomas não ultrapasse seu ranqueamento de Draft, pois ele é talentoso demais para ficar parado por 82 jogos.

Leandro Bolmaro | 2,01m | Ala-armador | Minnesota Timberwolves

Posição no Draft: 23º (Draft da NBA 2020)

Bolmaro certamente terá um desempenho melhor do que o de 2020. Eu via Bolmaro como uma possibilidade remota no top 10 em 2020 - na frente de outros jogadores não norte-americanos como Killian Hayes, do Detroit - e o vejo como uma ajuda imediata para os Timberwolves, que precisam muito de sua energia defensiva (Minnesota ficou em 28º lugar na classificação defensiva na última temporada) e de seu desempenho ofensivo. O argentino de 21 anos é um ala-armador de 2,01m, faz passes com ambos os braços em oportunidades difíceis e é um arremessador capaz de converter bolas de 3 pontos depois de acertar 44% de suas tentativas em 71 jogos do Barcelona na última temporada.

Desde que ele não seja solicitado a ser o grande pontuador no meio de quadra, Bolmaro pode impactar a vitória em ambos os lados, já que o vejo como um eventual titular da NBA à medida que amadurecer dentro do esporte. Bolmaro é um encaixe interessante ao lado de um criador de jogadas como Anthony Edwards, já que sua visão de quadra e seu impacto sem a bola oferecem um equilíbrio entre os dois.