<
>

Giannis, Doncic, Simmons e o pesadelo dos lances livres nos playoffs da NBA

Ben Simmons, Giannis Antetokoumpo, Luka Doncic. Três superestrelas da NBA. Três jogadores com estilos completamente diferentes, mas com um problema em comum: os lances livres.

Não é difícil ouvir em transmissões de jogos que os arremessos livres são 'pontos de graça' para o adversário. Mas isso não tem sido a realidade para o trio - muito pelo contrário. Eles são os piores no quesito nos playoffs de 2021.

O caso mais curioso entre eles é o de Doncic.

O jovem armador do Dallas Mavericks foi praticamente impecável na série de 1ª rodada que acabou em vitória do Los Angeles Clippers depois de sete jogos. Praticamente impecável porque seus números, apesar de ser um arremessador muito melhor do que Simmons e Giannis, foram pífios na linha de lance livre.

Luka tem aproveitamento de 73,5% na carreira, mas a queda foi assustadora nos playoffs de 2021: apenas 52,9% nos jogos contra os Clippers. E, apesar de ter acertado 16 dos últimos 21 que tentou antes da eliminação, Doncic errou mais de cinco lances livres em três dos cinco confrontos da série.


Muito se fala que o lance livre é questão de treino, prática. E Giannis Antetokounmpo é um dos jogadores mais reconhecidos por seu trabalho e evolução ano após ano. Exceto quando o assunto é... arremessar.

O grego é uma força no garrafão, mas está há anos tentando desenvolver seu chute de três pontos e seus lances livres.

Na carreira, Giannis acertou 71,7% dos arremessos livres que teve. Mas, assim como Doncic, viu seus números despencarem na pós-temporada (apenas 53,5%, pior aproveitamento da carreira) e chegou a protagonizar alguns momentos bizarros, como quando a torcida do Miami Heat começou a fazer uma contagem regressiva para suas tentativas da linha de lance livre - em um dos jogos da série, a transmissão de TV colocou um relógio quando Antetokounmpo ia para seus arremessos.

Nas duas derrotas para o Brooklyn Nets, Giannis mostrou, mais uma vez, que ainda não está muito longe do ideal: errou os três lances livres que tentou no jogo 1 e acertou apenas dois de sete no jogo 2.

Mas ninguém - absolutamente ninguém - está sofrendo com lances livres como Ben Simmons.

O armador do Philadelphia 76ers é um dos melhores defensores de toda a NBA, tem uma capacidade inigualável de criar arremessos para seus colegas de time e é imparável no contra-ataque. Exceto quando sofre faltas e precisa cobrar lances livres.

Simmons cobrou 38 arremessos livres nos playoffs de 2021 e acertou apenas 13. O aproveitamento 34,2% é, de longe, o pior dos playoffs.

O camisa 25 também foi o que teve sua fraqueza mais exposta até agora na pós-temporada. Na 1ª rodada, o Washington Wizards fez o famoso Hack-a-Simmons e mandou o armador para a linha do lance livre intencionalmente, contando com os erros. E ele errou.

Em seis jogos nos playoffs de 2021, Simmons só teve aproveitamento superior a 50% uma vez - quando acertou 5 de 8 no jogo 5 contra os Wizards. Ainda na série contra Washington, ele errou todos seus lances livres em duas partidas (0-6 no jogo 1 e 0-3 no jogo 3).

E se existe esperança de melhora nas semifinais do Leste contra o Atlanta Hawks, a derrota no primeiro duelo com três acertos em 10 tentativas está longe de ter sido um bom começo.