<
>

NBA vai ficar sem LeBron ou Curry nas Finais pela 1ª vez em mais de uma década; relembre como foi

Nesta última quinta-feira (3) o Los Angeles Lakers perdeu por 100 a 113 para o Phoenix Suns, no Staples Center, na Califórnia, e disse adeus aos playoffs da atual temporada da NBA no jogo 6 da série, na primeira rodada na Conferência Oeste. E pela primeira vez, em mais de uma década, as Finais da principal liga de basquete do mundo não terão LeBron James ou Stephen Curry, eliminado com o Golden State Warriors ainda no play-in, em quadra.

A última vez aconteceu na temporada 2009/10, quando os Lakers, ainda sem LeBron, conquistaram o seu 16º título contra o Boston Celtics, após uma final para lá de disputada, que teve sete jogos e terminou com vitória por 4 a 3 da franquia de Los Angeles na série.

Para se ter noção, naquela época o Golden State já tinha Curry, mas ainda não era a potência que é hoje na NBA e sequer se classificou para os playoffs, depois de terminar a temporada regular em 13º na Conferência Oeste.

LeBron, por sua vez, que foi o MVP daquela temporada, ainda estava na sua primeira passagem pelo Cleveland Cavaliers, que terminou a temporada regular em primeiro na Conferência Leste, venceu o Chicago Bulls por 4 a 1 na primeira rodada dos playoffs, mas caiu para Boston (4º colocado na conferência) por 4 a 2 na semifinal da Conferência.

Já o cestinha, com média de mais de 30 pontos por jogo na temporada regular, foi Kevin Durant, atualmente no Brooklyn Nets e que ainda defendia o Oklahoma City Thunder, oitavo colocado na Conferência Oeste, que caiu ainda na primeira rodada dos playoffs para os futuros campeões daquela temporada, os Lakers.

Nas Finais, o MVP foi ninguém menos do que Kobe Bryant, que infelizmente nos deixou em janeiro de 2020, vítima de um acidente de helicóptero nos EUA. Ao todo, o camisa 24 anotou 179 pontos nos seis jogos da série contra o Boston.

Por último, naquela época o draft da NBA teve Blake Griffin, também atualmente nos Nets, como primeira escolha do Los Angeles Clippers, que sequer avançaram para os playoffs, após terminarem a temporada regular em 12º na Conferência Oeste.

Na atual temporada, ainda seguem nos playoffs Philadelphia 76ers, Atlanta Hawks, Milwaukee Bucks e Nets, nas semifinais da Conferência Oeste, enquanto na Leste Utah Jazz, Denver Nuggets e Phoenix Suns já estão classificados, restando somente a definição do confronto entre Los Angeles Clippers e Dallas Mavericks, onde a franquia californiana está perdendo por 3 a 2.