<
>

NBA: Os números por trás do recorde histórico de Russell Westbrook, o novo rei dos triplo-duplos

Oscar Robertson deteve o recorde da NBA de mais triplos duplos na carreira desde 1961-62. Agora, essa marca pertence a Russell Westbrook.

Westbrook alcançou seu recorde no jogo do Washington Wizards contra o Atlanta Hawks na segunda-feira fora de casa.

Tornou-se uma reflexão tardia de quando, não se, Westbrook ultrapassaria Robertson nesta temporada com sua sequência de triplo-duplos. Mas o mundo da NBA celebrará a grandeza triplo-dupla de Westbrook porque marcos como esses simplesmente não mudam de mãos com frequência. A última vez que um recorde de todos os tempos da NBA foi quebrado foi quando Ray Allen ultrapassou Reggie Miller na lista de todos os tempos de bolas de 3 pontos em 2011. Isso foi há uma década!

Apenas dois homens registraram 180 ou mais triplos duplos. O lendário Magic Johnson nunca passou dos 138, Jason Kidd aposentou-se aos 107 e LeBron James é o próximo jogador ativo com o maior número de triplos duplos aos 99. - Ohm Youngmisuk

Westbrook anotou seu quinto triple-duplo contra os Hawks. Ele tem ao menos 5 'TD's' contra 23 das 30 franquias da NBA. Magic Johnson (13) e Jason Kidd (12) são os mais próximos dessa lista.

O caminho de Westbrook para quebrar o recorde de Robertson

Triplo-duplo No. 1: O primeiro triplo-duplo da carreira de Westbrook na NBA veio em 2 de março de 2009, com o Thunder - o único de sua temporada de estreia.

Ano 1 sem Kevin Durant (2016-17): Westbrook registrou 42 triplo-duplos para quebrar o recorde de uma única temporada de Big O estabelecido mais de 50 anos antes.

No ano seguinte: Em uma visita a Atlanta, Westbrook juntou-se a Robertson, Johnson e Kidd como os únicos jogadores com 100 triplos duplos na carreira.

2019: Westbrook estabeleceu o recorde da NBA com 11 triplo-duplos consecutivos. Três das quatro sequências mais longas na história da liga pertencem a ele. Mais tarde naquele ano, nos Rockets, os 28 pontos de Russ, 13 rebotes e 10 assistências o colocaram à frente de Magic Johnson na lista de todos os tempos da NBA.

Agora? Desde então, ele se tornou o líder de triplo-duplos de todos os tempos dos Wizards.

Colocando seu nome na história

  • No mesmo jogo em que estabeleceu o recorde de triplo-duplos, Westbrook também se juntou a LeBron James, Oscar Robertson e Gary Payton como os únicos jogadores na história da NBA com mais de 20.000 pontos e 8.000 assistências.

  • Westbrook tem um triplo-duplo contra todas as 30 equipes não apenas uma, mas várias vezes. Embora ele nunca tenha tido um quádruplo-duplo em sua carreira, ele registrou um triplo-duplo e pelo menos 10 turnovers em um jogo cinco vezes. Esse é o maior número de jogos desde que os turnovers foram rastreados pela primeira vez em 1977-78.

  • Ao longo de sua carreira, apenas Westbrook e LeBron James se classificaram entre os 10 primeiros em pontos, rebotes e assistências. Desde sua temporada de estreia em 2008-09, seus 182 triplo-duplos são mais do que o dobro do total de segundo lugar de James nesse período; Westbrook liderou todos os jogadores de ambas as equipes em pontos, rebotes e assistências por 41 vezes em sua carreira. Esse é o maior número de jogos na história da NBA, de acordo com a pesquisa do Elias Sports Bureau.

  • Westbrook registrou sua quarta temporada com 700 rebotes e 700 assistências, ultrapassando Robertson para o maior número na história da NBA.

  • Ele terminará como o líder da liga em triplo-duplos pela sexta vez em sua carreira, igualando Robertson em terceiro com mais temporadas na história da NBA. Apenas Kidd (11) e Johnson (10) têm mais temporadas desse tipo.