<
>

NBA: Como LeBron James pode superar Michael Jordan no status de maior de todos os tempos

LeBron James é campeão da NBA de novo! E é claro que o debate de quem é o melhor jogador de todos os tempos (ou GOAT - sigla em inglês) reacendeu. O astro do Los Angeles Lakers conquistou seu quarto título e agora está a dois de Michael Jordan, campeão em seis oportunidades com o Chicago Bulls.

Nossos companheiros de ESPN nos Estados Unidos constantemente realizam pesquisas atrás da resposta acerca de quem é o GOAT, e não foi diferente agora, após outra temporada histórica de James.

A pesquisa em questão foi feita ao painel de previsão da ESPN (que conta com mais de 210 experts que cobrem a NBA) e não parece que as coisas mudaram muito após o novo título.

Para o painel, LeBron tem vantagem em apenas três quesitos na briga com MJ: 64% acreditam que ele jogou em uma era mais difícil na NBA; 68% acreditam que Scottie Pippen foi um companheiro mais importante para MJ do que Anthony Davis é para LeBron (isso, é claro, acerca de sua última temporada); e, principalmente, 62% acreditam que James teve mais realizações na carreira

No restante das perguntas, entretanto, a maioria dos entrevistados votaram a favor de Jordan, indicando que: seis títulos de NBA pesam mais que dez finais; liderar uma equipe em dois tricampeonatos é um feito maior que liderar três franquias diferentes ao título; e Jordan teve um pico de performance mais alto que LeBron.

Direto ao ponto, 62% acreditam que Jordan é o melhor de todos os tempos, enquanto 32% acham que ele é o segundo melhor e 6% o colocam 'só' no top 5. Sobre LeBron, essa mesma conta fica em 23% - 55% - 21%.

No entanto, mesmo aos 36 anos, LeBron segue atuando no nível mais alto e parece que esse rendimento vai demorar para cair, de forma que duas questões chamam atenção na pesquisa, e podem indicar mudança nas pesquisas futuras:

Quantos títulos LeBron terá quando se aposentar?

Quatro (o que tem hoje): 17%

Cinco: 70%

Seis: 13%

Sete ou mais: 0%

Quantos títulos LeBron precisa para se tornar o GOAT?

Três (ele já era): 15%

Quatro (ele se tornou agora): 15%

Cinco (mais um basta): 11%

Seis (precisa igualar MJ): 28%

Sete (precisa passar MJ): 15%

LeBron não pode passar MJ: 17%

Ou seja, mesmo que 70% dos entrevistados acredite que LeBron ainda conquiste mais um título, isso pode não bastar para mudar o status de GOAT. No entanto, 28% apontam que essa discussão pode mudar caso ele iguale o número de títulos de MJ.