<
>

NBA: LeBron e Davis são soberanos, igualam feito de Kobe e Shaq, Lakers dominam Heat e abrem 2 a 0 nas Finais

Em uma noite absurda de sua dupla de craques, o Los Angeles Lakers bateu o Miami Heat por 124 a 114 no jogo 2 das Finais da NBA e abriu 2 a 0 na série que decide o campeão da temporada

Anthony Davis e LeBron James somaram para 65 pontos e ditaram o ritmo da vitória do começo ao fim. Com mais de 30 pontos cada, se tornaram a primeira dupla dos Lakers a fazer isso em um jogo de Finais desde Shaq e Kobe no jogo 3 de 2002. Eles foram tão dominantes que ofuscaram uma atuação fenomenal de Jimmy Butler, que chamou a responsabilidade na ausência de Bam Adebayo e Goran Dragic, lesionados, e quase fez um triplo-duplo, com 25 pontos, 13 assistências e 8 rebotes.

Mesmo sem dois de seus três principais jogadores, o Heat foi valente. Ficou atrás do começo ao fim, mas nunca desistiu e fez um jogo que em muitos momentos pareceu um passeio ser competitivo. Ainda assim, não teve como. Abusando da inteligência da dupla Davis/James e de como Rajon Rondo cresce em jogos grandes, os Lakers fizeram por merecer essa fundamental vitória, que deixa o título um passo mais perto.

O jogo 3 da grande decisão acontece no domingo (4), a partir das 20h30, com transmissão da ESPN e ESPN App.


Situação dos sonhos para LeBron e os Lakers

Em sua carreira, essa é a primeira vez em que LeBron está na frente por 2 a 0 em uma série de Finais. Somando todas as fases dos playoffs, ele já conseguiu essa marca em 23 ocasiões... E sua equipe venceu a disputa melhor de 7 em todas.

Essa campanha invicta após abrir 2 a 0 é a maior da história da NBA, seguida pelas e Kareem Abdul-Jabbar (20) e Derek Fisher (18).

Na história das Finais, apenas 4 times viraram uma desvantagem de 0-2, como a que o Heat se encontra agora: Celtics, em 1969, Blazers, em 1977, o próprio Heat, em 2006, e Cavaliers, de LeBron, em 2016.

Anthony Davis faz história

Estreando nas Finais, Davis já mostra que não sentiu a ocasião.

Após outra atuação de gala, o craque entrou em um seleto grupo de lendas ao marcar 30 pontos tanto em seu primeiro quanto em seu segundo jogo na carreira em uma série de título.

Os outros são Kevin Durant, em 2012, Michael Jordan, em 1991, Rick Barry, em 1967 e Hal Greer, também em 1967.


O jogo

O 1º quarto foi de puro domínio de LA no garrafão. Sem Bam Adebayo, o grande nome do Heat na área, jogadores como Meyers Leonard e Kelly Olynyk foram os responsáveis por tentar segurar Anthony Davis e Dwight Howard, e desde o início os Lakers se aproveitaram isso.

Howard começou a partida com 6 dos 10 primeiros pontos de seu time. Após 12 minutos, Los Angeles tinha 77% de aproveitamento nos arremessos de 2 pontos,a certando 10 de 13 tentados e punindo Miami na força e nos contra-ataques.

Apesar do amplo domínio, o Heat seguia vivo no jogo. Durante o 2ª quarto, a vantagem chegou a cair para apenas 4 pontos, mas logo os Lakers deslancharam. Abusando da inteligência de Rondo, LeBron e Davis, a equipe se aproveitou do domínio físico perto da certa. A outra opção, usada como nunca antes na história das Finais, foi o chute longo, quando rodavam a bola até achar o homem livre. Foram 27 chutes de três tentados antes do intervalo por LA, a maior marca de todos os tempos em um jogo de decisão. Nove entraram.

O domínio seguiu no começo do segundo tempo. Focados como se o jogo estivesse 0 a 0, os Lakers seguiram tornando a vida do Heat um pesadelo e aproveitando a falta da grande dupla Dragic/Adebayo. Anthony Davis fez 9 pontos seguidos logo ao voltar do vestiário e matou qualquer chance de reação adversária, ajudando a abrir uma vantagem de 18 pontos na metade do 3º quarto. Apenas nesses 12 minutos, AD fez 15 pontos, acertando 7 de 8 arremessos.

Miami merece méritos. A equipe foi muito valente e nunca desistiu do jogo, sempre cortando a vantagem e em diversas vezes deixando a diferença ao redor de 10 pontos. Jimmy Butler tentou suprir a falta de seus dois companheiros e fez um pouco de tudo, ditando o ritmo e comandando sua equipe.

No último quarto, o Heat seguiu lutando até não poder mais e deixou o placar com uma vantagem de apenas um dígito para LA. Kelly Olynyk e Tyler Herro, que se tornou o jogador mais novo a ser titular em um jogo de Finais, também fizeram grande partida e ajudavam manter a disputa viva.

Mas não tinha como. Dentro de quadra, a diferença era clara e os Lakers fizeram por merecer a vitória.

Estatísticas

Miami Heat

  • Jimmy Butler: 25 pontos, 13 assistências e 8 rebotes

  • Kelly Olynyk: 24 pontos e 9 rebotes

  • Tyler Herro: 17 pontos e 7 rebotes

Los Angeles Lakers

  • LeBron James: 33 pontos, 9 rebotes e 9 assistências

  • Anthony Davis: 32 pontos, 14 rebotes e 15 de 20 nos arremessos

  • Rajon Rondo: 16 pontos e 10 assistências