<
>

NBA na Disney: como é a rotina dos fotógrafos na bolha com testes, protocolos e tecnologia

A NBA voltou no fim de julho na bolha na Disney. Com protocolos, testagem diária contra a COVID-19, jogos sem público e até um novo sistema de disputa, a liga está em uma temporada atípica, com menos gente do que de costume. Kevin Cox, repórter fotográfico da Getty Images, é um dos profissionais que tem a honra de acompanhar o melhor basquete do mundo de perto e segue assim na reta decisiva em Orlando.

Cox contou sobre suas experiências, agora não mais tão próximo da quadra, e seu trabalho fotográfico nas partidas na Disney, dentro do que nos acostumamos a chamar de "novo normal".

A temporada 2019-2020 da NBA é única por si só. Só 22 times estão em Orlando e todos chegaram lá para disputar apenas mais oito partidas, no total de 73, ao invés das costumeiras 82. Fora isso, haverá uma repescagem entre oitavo e nono na Conferência Oeste, numa melhor de três, para ver quem ficará com a última vaga nos playoffs.

Em entrevista exclusiva à ESPN, Cox compartilhou como está sendo a vida - e o trabalho - dentro da bolha da NBA. Veja abaixo:

ESPN: Como está sendo a rotina na bolha? Quais são os cuidados que tem de ser tomados diariamente?

Kevin Cox: Desde que as coberturas do jogos começaram, eu pessoalmente me senti muito seguro com todos os protocolos feitos pela NBA para fotógrafos da Getty Images para cobrir os jogos todos os dias. Para entrar na 'bolha', os fotógrafos são obrigados a fazer testes duas vezes por semana para cobrir todos os jogos.

Enquanto trabalhamos dentro da bolha, somos responsáveis por nos distanciarmos socialmente de maneira adequada dos outros, bem como por tomar precauções dentro de todo o complexo, incluindo o uso de máscaras em todos os momentos. Também verificamos nossas temperaturas antes de entrar em qualquer um dos locais e recebemos um monitor que emite um sinal sonoro e pisca se estivermos muito perto de outra pessoa.

ESPN: O que mudou em relação ao que era feito anteriormente? Como está sendo a nova dinâmica para as fotos? Quais são as maiores dificuldades? A ausência de torcida muda alguma coisa?

Kevin Cox: A Getty Images se orgulha de obter "a foto perfeita" com câmeras remotas e ângulos de filmagem exclusivos, mas, neste caso, somos obrigados, por regulação, a ocupar certas posições nas três arenas. Temos posições para foto específicas nas seções superiores da extrema direita de cada quadra no lado oposto dos bancos das equipes. É uma perspectiva muito diferente do normal, onde ficamos ao lado da quadra abaixo dos jogadores os fotografando e mais perto da ação.

Normalmente, também configuramos câmeras remotas de diferentes ângulos ao redor da cesta para obter os momentos mais intensos e cheios de ação do jogo e dos jogadores, no entanto, no momento, não podemos fazer isso. Outra grande diferença é não ter público - as três arenas possuem telas grandes com público virtual e sons similares à audiência durante o jogo.

Para mim, não é o mesmo que ter fãs de verdade torcendo e gritando junto, então posso imaginar como isso também afeta as reações dos jogadores, que, diferente do normal, não contam com a torcida para reagir a cada jogada.

ESPN: Como a tecnologia ajuda neste momento?

Kevin Cox: Assim como a tecnologia que a Getty Images usa em grandes eventos esportivos globais, nossos fotógrafos e equipes de operações editoriais estão usando a mesma aqui para transmitir imagens rapidamente das nossas cameras para o site da empresa, onde os editores podem baixá-las e utilizá-las.

Na verdade, os editores estão recebendo fotos em seus computadores mais rápido do que veem a jogada acontecendo na TV. Com essa tecnologia, somos capazes de enviar imagens aos nossos clientes em poucos minutos durante um grande jogo.

Programe-se

Próximos jogos da reta final da temporada regular da NBA com transmissão ao vivo da ESPN e do ESPN App, além de acompanhamento em tempo real e vídeos dos principais lances no ESPN.com.br.

12/08 - 19h30 - Toronto Raptors x Philadelphia 76ers - ESPN

12/08 - 22h00 - LA Clippers x Denver Nuggets - ESPN

14/08 - 17h00 - Miami Heat x Indiana Pacers - ESPN

14/08 - 19h30 - Oklahoma City Thunder x LA Clippers - ESPN

14/08 - 22h00 - Philadelphia 76ers x Houston Rockets - ESPN