<
>

NBA: o que está em disputa, jogos-chave e chances dos 8 melhores times de cada conferência

Para as seis equipes atualmente fora do cenário dos playoffs da NBA, o objetivo em Orlando é simples: arrumar uma maneira de entrar no top 8. Mas e os times que, hoje, aparecem nas oito melhores posições de cada conferência?

As situações são variadas. Para alguns, é basicamente manter a posição. Para outros, é possível até 'escolher' um jogo aqui e ali para perder, pensando no rival dos playoffs. E tem os que brigam, de fato, para permanecer entre os oito mais bem colocados e garantir uma vaga no mata-mata.

Para entender a realidade destas equipes, analisamos o que está em jogo para cada time, os confrontos fundamentais e as chances matemáticas, graças ao BPI (Basketball Power Index), índice matemático elaborado pelo time de analistas da ESPN.

A liga recomeça no dia 30 de julho, com todos os jogos realizados no ESPN Wide World of Sports, pertencente ao Walt Disney World, em Orlando, na Flórida. A ESPN e o ESPN App vão transmitir 20 jogos em 15 dias: veja aqui a programação completa.

Veja abaixo os cenários dos oito melhores colocados de cada conferência antes do retorno da NBA:

CONFERÊNCIA LESTE

1. Milwaukee Bucks (53-12)

O que está em jogo: Os Bucks precisam de qualquer combinação de duas vitórias e derrotas dos Raptors para conquistar o primeiro lugar no Leste. A vantagem de quadra não vai existir, mas pode ser uma vantagem enfrentar times como Nets ou Wizards, esgotados provavelmente pela briga acirrada pela oitava vaga nos playoffs. A equipe de Milwaukee talvez torça para que o Heat saia das posições 4 ou 5, já que Miami é a única equipe do Leste com vitórias sobre os líderes nesta temporada (2-0).

Jogos-chave: 31 de julho x Celtics, 10 de agosto x Raptors, 11 de agosto x Wizards

Chance de ser número 1 do Leste: Maior que 99,9%


2. Toronto Raptors (46-18)

O que está em jogo: Os Raptors estão três vitórias à frente dos Celtics na briga pela segunda colocação, com Toronto tendo confrontos difíceis contra Lakers e Bucks. Ficar em segundo seria bastante vantajoso, com possíveis duelos contra Magic (3 a 0 nesta temporada) ou um time esgotado, como os Nets, do que encarar equipes significativamente melhores, como 76ers ou Pacers.

Jogos-chave: 7 de agosto x Celtics, 10 de agosto x Bucks, 12 de agosto x 76ers

Chance de ser número 2 do Leste: 85,9%


3. Boston Celtics (43-21)

O que está em jogo: Superar a distância dos Raptors não será fácil, mas o confronto direto e a chance de levar vantagem em caso de empate certamente ajudarão. Os Celtics certamente preferem não encontrar os 76ers na primeira rodada (3 a 1 para Philly nesta temporada) e subir uma posição evitaria o confronto.

Jogos-chave: 4 de agosto x Heat, 7 de agosto x Raptors

Chance de ser número 2 do Leste: 14,1%


4. Miami Heat (41-24)

O que está em jogo: O Heat é um dos times que deve ficar onde está. São dois jogos atrás dos Celtics e dois à frente de Pacers e Sixers. Um desses será o rival de Miami nos playoffs. E pode ser um bom negócio para o time da Flórida: na temporada regular, 2 a 0 contra Indiana e 3 a 1 diante de Philadelphia.

Jogos-chave: 4 de agosto x Celtics, 10 de agosto x Pacers, 14 de agosto x Pacers

Chance de ser número 4 ou 5 do Leste: 89,6%


5. Indiana Pacers (39-26)

O que está em jogo: Nas duas últimas temporadas, os Pacers levam vantagem sobre o Heat (3 a 2) e desvantagem para os Celtics (4 a 2 para Boston). Após o incidente de Warren x Butler, os Pacers parecem saborear uma série de sete jogos contra Miami.

Jogos-chave: 1º de agosto x 76ers, 10 de Agosto x Heat, 14 de agosto x Heat

Chance de enfrentar o Heat na primeira rodada dos playoffs: 40,4%


6. Philadelphia 76ers (39-26)

O que está em jogo: Talvez o melhor para os Sixers seja garantir a sexta posição. Eles venceram três dos quatro jogos contra Boston, potencial número 3. A razão: os Celtics não têm tamanho necessário para igualar a dupla Joel Embiid e Al Horford. Por outro lado, um duelo contra o Heat pode ser devastador. A situação é completamente oposta, com o time de Miami levando a melhor em três das quatro partidas, incluindo a pior derrota da temporada, por 31 pontos, em fevereiro.

Jogos-chave: 1º de Agosto x Pacers, 12 de agosto x Raptors

Chance de ser número 6 do Leste: 39,7%


7. Brooklyn Nets (30-34)

O que está em jogo: Com sérios problemas no elenco, os Nets estão jogando de olho na próxima temporada. Mas se querem ter alguma chance de fazer algum barulho na primeira rodada, é imperativo que permaneçam em sétimo, para evitar um duelo contra os Bucks na primeira rodada. Do ponto de vista da formação da equipe, ficar fora do mata-mata pode ajudar na loteria do próximo Draft.

Jogos-chave: 31 de julho x Magic, 2 de agosto x Wizards, 11 de agosto x Magic

Chance de chegar aos playoffs: 99,5%


8. Orlando Magic (30-35)

O que está em jogo: O Magic está em um ótimo lugar para avançar aos playoffs, pois está pronto para enfrentar os significativamente esgotados Nets e Wizards pelas últimas vagas nos playoffs. Chegar em sétimo é crucial para evitar os Bucks, que venceram os quatro duelos contra Orlando na temporada, em média, por 17 pontos. Contra o Toronto, eventual número 2, foram três revéses, mas dois deles apenas por um dígito.

Jogos-chave: 31 de julho x Nets, 11 de agosto x Nets

Chance de chegar aos playoffs: 98,9%

CONFERÊNCIA OESTE

1. Los Angeles Lakers (49-14)

O que está em jogo: É quase impossível perder a melhor campanha do Oeste. São cinco jogos de vantagem para os Clippers, com um confronto direto no caminho, e três vitórias nas últimas oito partidas bastam para o número 1. LeBron James vai jogar como nunca para entrar de vez na briga pelo título de MVP da temporada contra Giannis Antetokounmpo. A reta final vai servir para os Lakers encaixarem o melhor time para os playoffs.

Jogos-chave: 30 de julho x Clippers, 6 de agosto x Rockets

Chance de ser número 1 do Oeste: 99,7%


2. LA Clippers (44-20)

O que está em jogo: Os Clippers priorizaram descanso e saúde para as estrelas Kawhi Leonard e Paul George durante toda a temporada, então eles parecem ser um time que vai usar esses oito jogos como preparação para os playoffs, mais do que uma corrida maluca para garantir o segundo lugar. No entanto, a equipe precisa ter cuidado, já que apenas quatro jogos o separam do Houston Rockets, hoje em sexto, e um confronto contra James Harden e sua turma não seria nada tranquilo.

Jogos-chave: 30 de julho x Lakers, 12 de agosto x Nuggets

Chance de ser número 2 do Oeste: 87,6%


3. Denver Nuggets (43-22)

O que está em jogo: Os Nuggets estão um jogo e meio atrás dos Clippers para o número 2 e dois jogos à frente do Jazz pelo quarto lugar. Entre os possíveis confrontos na primeira rodada, Denver foi melhor contra Utah, vencendo os dois jogos. Para repetir o duelo, a equipe precisa permanecer em terceiro e torcer para que o Jazz caia para sexto. Difícil de acontecer.

Jogos-chave: 3 de agosto x Thunder, 8 de agosto x Jazz, 12 de agosto x Clippers

Chance de ser número 3 do Oeste: 54,7%


4. Utah Jazz (41-23)

O que está em jogo: O objetivo de Utah é tirar a diferença para os Nuggets e evitar os Lakers até um possível duelo nas finais do Oeste, já que o Jazz perdeu dois jogos para o time de Los Angeles por uma média de 17 pontos. Por outro lado, a equipe de Utah está 2 a 1 contra os Clippers, com ambas vitórias por dois dígitos.

Jogos-chave: 1º de agosto x Thunder, 8 de agosto x Nuggets, 10 de agosto x Mavericks

Chance de ser número 3 do Oeste: 22%


5. Oklahoma City Thunder (40-24)

O que está em jogo: O Thunder já se superou ao garantir um lugar nos playoffs, sendo que as chances matemáticas de mata-mata eram de apenas 1,4% antes do início. O melhor caminho para o sucesso é encontrar uma maneira para enfrentar os Rockets, e Chris Paul parece saber disso, já que levou OKC a vencer duas das três partidas contra seu antigo time.

Jogos-chave: 1º de agosto x Jazz, 3 de agosto x Nuggets

Chance de ser enfrentar os Rockets na primeira rodada: 16,9%


6. Houston Rockets (40-24)

O que está em jogo: Os Rockets entram na bolha como número 6 no Oeste, mas têm a terceira melhor chance de ganhar a conferência, de acordo com o Caesars Sportsbook. Permanecer pelo menos nesta posição é fundamental, o que garantiria fugir dos times de Los Angeles. Mas caso terminem em sétimo, o retrospecto contra os Clippers é positivo, com duas vitórias nesta temporada.

Jogos-chave: 31 de julho x Mavericks, 6 de agosto x Lakers

Chance de ser número 6 do Oeste: 27,5%


7. Dallas Mavericks (40-27)

O que está em jogo: Os Mavericks estão sete jogos à frente dos Grizzlies. A não ser que aconteça uma tragédia, o time está com pelo menos a sétima posição garantida e teria, possivelmente, os Clippers como rivais nos playoffs: foram duas derrotas para o time de Los Angeles. Roubar o sexto posto dos Rockets seria um bom negócio, já que, contra os Nuggets, o saldo é positivo: 2 a 1 na temporada.

Jogos-chave: 31 de julho x Rockets, 6 de agosto x Clippers, 10 de agosto x Jazz

Chance de avançar entre os seis melhores do Oeste: 48,5%


8. Memphis Grizzlies (32-33)

O que está em jogo: Basicamente, é a busca pelo oitavo e último lugar nos playoffs. São três jogos e meio de vantagem para o nono colocado, os Blazers. Assim, o confronto direto pode garantir a vaga, com duelos contra Portland, Spurs e Pelicans. O lado ruim seria o duelo contra o provável número 1, os Lakers: quatro jogos na temporada, com três derrotas. O alento é que a única vitória, em 29 de fevereiro, foi por 17 pontos de diferença.

Jogos-chave: 31 de julho x Blazers, 2 de agosto x Spurs, 3 de agosto x Pelicans

Chance de avançar aos playoffs: 62,5%