<
>

Ex-NBA, Stephen Jackson homenageia seu amigo George Floyd, morto nos EUA

Ex-jogador da NBA, campeão pelo San Antonio Spurs em 2003 e com passagens marcantes por Golden State Warriors, Indiana Pacers e Charlotte Bobcats, Stephen Jackson homenageou o seu amigo George Floyd em coletiva nesta sexta-feira.

A morte de George Floyd tem sido tema de debate nos Estados Unidos. A imagem dele algemado no chão virou tema central de discussões sobre o racismo no país.

"Eu estou aqui porque eles não vão difamar o caráter de George Floyd, meu irmão gêmeo. Muitas, quando a polícia faz coisas que eles sabem que é errado, a primeira coisa que eles tentam fazer é abafar e falar sobre sua origem - para fazer parecer que a besteira que eles fizeram valeu a pena. Quando o homicídio valeu a pena? Mas se é um homem negro, é aprovado", disse Jackson, com o final em tom de ironia.

"Você não pode me dizer, quando aquele cara está com o joelho no pescoço do meu irmão - tirando a vida dele, com sua mão no bolso - que aquele idiota na sua cara não disse: 'Estou protegido'. Você não pode me dizer que ele não sentiu que era seu dever assassinar meu irmão, e que ele sabia que ia se safar. Você não pode me dizer que esse não era o semblante dele", completou.

Os três policiais envolvidos no incidente foram demitidos.