<
>

NBA: Damian Lillard, do Portland Trail Blazers, coloca condição para voltar a jogar na temporada

Damian Lillard, estrela do Portland Trail Blazers, diz que não jogará quando a temporada da NBA for retomada se Portland não tiver uma chance legítima de chegar aos playoffs.

"Se voltarmos e eles disserem: ‘Vamos fazer alguns jogos para terminar a temporada regular’, e estiverem nos fazendo disputar jogos sem sentido sem uma oportunidade real de playoffs, vou estar com meu time porque faço parte dele", disse Lillard ao Yahoo Sports na terça-feira. "Mas eu não vou participar. Estou dizendo isso agora."

Uma força-tarefa conjunta entre a NBA e o sindicato de jogadores negocia planos para a retomada da temporada, suspensa indefinidamente desde 11 de março por causa da pandemia de coronavírus. As equipes esperam que a liga emita diretrizes para a retomada até 1º de junho, fontes disseram à ESPN.

Quando a liga foi paralisada, Portland estava em nono lugar na Conferência Oeste, com uma campanha de 29-37 que deixava o time de Lillard 3,5 jogos atrás do Memphis Grizzlies (32-33) na busca pela última vaga de playoff da conferência. Ainda não está claro se a NBA jogará o restante de sua temporada regular ou se continuará diretamente para os playoffs.

Lillard, cinco vezes All-Star, disse que espera que a liga faça um “torneio de temporada regular” entre os times que estiverem em 7° e em 12°. Com o pivô Jusuf Nurkic e o ala-pivô Zach Collins voltando de lesão, Lillard está confiante nas chances dos Blazers.

"Voltamos à posição de brigar por uma vaga", disse Lillard. "Nós teríamos a volta dos nossos pivôs titulares, então tínhamos motivos para nos empolgar. Agora, eles estão saudáveis ​​e tiveram mais tempo para treinar enquanto todo mundo está enferrujado. Agora, eles não voltarão como os únicos jogadores enferrujados, então podemos entrar e vencer qualquer time.

"Vai ser difícil continuar sem torcedores, estivemos fora de ação por tanto tempo que algumas pessoas estão, tipo, prontas para o verão: ‘F***-se, não jogo há muito tempo e a temporada basicamente acabou para mim. Eu realmente me importo como me importava ante? Muitos desses fatores estão em jogo e isso oferece muito espaço para uma equipe se esforçar. Tipo, fazer uma bagunça e depois perceber: ‘Olhe, eles estão na Final de Conferência’. Existe espaço para que isso aconteça. Portanto, o fato de que é possível e que, possivelmente, não teríamos uma oportunidade, é bem ruim para mim. Eu não estou ficando mais jovem. "

Lillard, 29, é o quinto maior pontuador da NBA nesta temporada, com médias de 28,9 pontos e 7,8 assistências por jogo. Os Blazers reabriram suas instalações de treinos no início deste mês para treinos voluntários.