<
>

NBA: Como os Warriors quase trocaram Curry e Klay Thompson por Chris Paul

Stephen Curry e Klay Thompson formam a maior dupla da história do Golden State Warriors, tendo sido protagonistas em metade dos seis títulos da franquia e por encerrarem um jejum que durou 40 anos.

Isso, porém, poderia não ter acontecido. Aliás, houve a chance de os dois sequer terem atuado juntos na franquia.

Em 2011, ambos poderiam ter sido trocados por Chris Paul. Na época, Curry tentava superar as lesões, enquanto que Thompson tinha acabado de ser draftado.

A história foi contada no livro The Victory Machine, de Ethan Strauss.

“Os Warriors trataram de transferir Stephen Curry e Klay Thompson por Chris Paul em 2011. Não foi a única vez que Curry esteve à venda, mas essa foi na que mais perto esteve de ir. Bob Myers fez a oferta a Dell Demps, general manager dos Hornets, e este estava receptivo”, conta.

“O problema foi Chris Paul, que queria ir dos Hornets, mas não estava disposto a comprometer-se com os Warriors. Paul disse a eles que, se fizessem a transferência, ele sairia ao final da temporada seguinte, quando acabava seu contrato.”

O sucesso de Thompson e Curry viria com os títulos da NBA em 2015, 2017 e 2018. Além disso, o time e Oakland venceu a Conferência Oeste nas últimas cinco temporadas, embora nesta esteja em péssima fase, em grande parte por conta de lesão de Curry.

Enquanto isso, Paul foi ao Los Angeles Clippers em 2011 e ficou até 2017, quando se mudou para o Houston Rockets. Desde 2019, ele está no Oklahoma City Thunder.