<
>

Hoje na NBA: Michael Jordan recordista, astro fazendo aniversário e LeBron batendo marcas

Em sua terceira semana sem jogos, a saudade da NBA já é mais do que uma realidade. Suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus, que atinge todo o mundo dos esportes, a liga do melhor basquete do mundo estaria em reta final de decisões e classificação para os playoffs.

Começando o fim de semana com saudade da NBA, fã de esporte? Não se preocupe! Pensando nisso, o ESPN.com.br traz o Hoje na NBA para ajudar a resolver o problema!

No dia 28 de março, Michael Jordan causou impacto - pra variar - na liga. Além de MJ, Kemba Walker entrou para a história dos Hornets, Dominique Wilkins ganhou posição na lista de cestinhas da liga e LeBron James igualou uma própria marca de Jordan.

Confira abaixo alguns fatos marcantes do dia de hoje na NBA:

1944 - Aniversário de Rick Barry

Começamos com o aniversário de uma das lendas da NBA. No dia 28 de março de 1944, em New Jersey, nascia Rick Barry.

Eleito um dos 50 maiores jogadores da história da NBA pela própria liga, Barry teve seu melhor momento na carreira com o Golden State Warriors. O ala foi campeão com a franquia em 1975, sendo eleito o MVP das finais e liderando a liga em aproveitamento dos chutes de quadra (46,4%) e roubos de bola por jogo (2,9).

Oito anos antes, em 1967, ele já havia sido o cestinha da liga, com médias de 35,6 pontos por jogo, também com os Warriors, que, na época, ainda se chamavam San Francisco. Ele tem a camisa 24 aposentada pela franquia.

Ele também atuou por Nets e Rockets antes de se aposentar, em 1980.

1990 - Jordan estabelece recorde pessoal e ‘acaba’ com os Cavs

Ainda buscando seu primeiro título na NBA - que viria mais tarde naquela mesma temporada - Jordan seguia com partidas absurdas na liga.

Em 1990, o astro dos Bulls anotou sua maior pontuação na carreira em uma única partida, marcando 69 pontos na vitória de Chicago sobre os Cavaliers fora de casa na prorrogação. Destes, apenas 6 pontos foram da linha dos 3.

Para se ter uma ideia do feito de MJ, apenas 4 jogadores marcaram 65 pontos ou mais desde então na liga: Kobe Bryant (duas vezes), David Robinson, Devin Booker e o próprio Jordan. Ele ainda teve 18 rebotes, 6 assistências e 4 roubos de bola na partida.

1995 - Dominique Wilkins se tornou o oitavo cestinha da NBA

Cinco anos mais tarde, outra lenda da liga fazia história.

Astro do Atlanta Hawks, Dominique Wilkins ultrapassava Jerry West como o oitavo jogador com mais pontos na história da NBA. Ele conseguiu a marca jogando pelo Boston Celtics na vitória da equipe sobre o Miami Heat por 126 a 115.

Wilkins anotou 19 pontos na partida, chegando aos 25.207 na carreira. Ele encerraria sua passagem pela NBA com 26.668 pontos, sendo o décimo terceiro atualmente.

2018 - Kemba e LeBron fazem história na mesma partida

Há dois anos, dois astros atuais da NBA também tinham atuações de destaque.

Na vitória dos Cavaliers sobre os Hornets por 118 a 105, LeBron James igualava mais um recorde de Jordan. Ele anotou 41 pontos na partida, chegando ao seu 866 jogo seguido com dígitos duplos de pontuação - a maior sequência, ao lado de MJ, na história da NBA.

Ele bateria esta marca um jogo mais tarde, na vitória dos Cavs sobre os Pelicans, aumentando a sequência para 959 jogos, a maior da NBA no momento.

Pelo lado dos Hornets, Kemba Walker fez história. Com seus 21 pontos na partida, o armador chegou aos 9.841 pontos na carreira, ultrapassando Dell Curry (9.839) como maior pontuador da história da franquia de Charlotte. O agora armador dos Celtics ainda é o cestinha da equipe, com 12.009 pontos anotados.