<
>

NBA: Quais as alternativas para manter a temporada viva?

A NBA, assim como praticamente o resto do mundo dos esportes, está paralisada devido ao surto do coronavírus. No momento, não há nenhuma previsão de quando, ou se, a liga vai resumir a temporada 2020-21.

"Nós estamos explorando todas as opções de resumir a temporada quando e se for seguro. Nada está descartada", disse o comissário da liga, Adam Silver.

Já Mark Cuban, dono do Dallas Mavericks, se mostrou mais otimista. "Espero que até o final de maio nós já estejamos tendo jogos, mesmo que sem fãs".

Os Estados Unidos já têm mais de 51 mil casos contabilizados pelos seus orgãos de sistema de saúde. Nova York é o estado com caso mais crítico. E a OMS apontou que o país norte-americano pode ser o novo epicentro da COVID-19.

Sendo assim, pode ser que demore para o país, e consequentemente a NBA, voltarem à normalidade. Segundo Ramona Shelbourne, da ESPN, os próprios donos das franquias não querem cancelar a temporada, desejando terminar essa "nem que seja em julho, agosto ou setembro". O adiamento da Olimpíada pode ter colaborado também para esse pensamento.

Neste cenário, bolamos algumas alternativas para a NBA voltar a ter seus jogos, uma vez que for seguro e a pandemia estiver controlada.

Voltar de onde parou

Os times tinham cerca de 16 a 19 jogos ainda por fazer no momento em que a liga foi paralisada. Neste cenário, uma vez retornada às ações, não importa o mês, todos os times cumprem normalmente seu calendário de jogos remanescentes, mas provavelmente seria necessário comprimir mais as datas.

Pular direto para os playoffs

São muitos jogos ainda por fazer antes dos playoffs, então que tal já pular direto para a ação que realmente importa? Com exceção do último time do Oeste, com o Memphis Grizzlies tendo uma vantagem de 3 jogos e meio sobre Blazers, Pelicans e Kings, todas as outras equipes já estão praticamente lá. Mas neste cenário seria mais difícil os times que ficarem de fora aceitarem, bem como o prejuízo financeiro para todos seria maior, já que cada um teria cerca de 18 jogos a menos para lucrar.

Se a NBA voltar já com a disputa dos playoffs, os cruzamentos seriam esses da imagem abaixo.

Cancelar a temporada

Não é o ideal, mas se a pandemia não for controlada e conforme o ano for progredindo for piorando, infelizmente não seria exagero lidar com este cenário.