<
>

NBA: David Stern é internado após sofrer hemorragia cerebral

O ex-comissário da NBA David Stern foi levado a um hospital de Nova York na tarde da última quinta-feira e submetido a uma cirurgia de emergência após sofrer uma hemorragia cerebral, como foi anunciado oficialmente pela liga.

O homem de 77 anos estava em um restaurante no centro da cidade quando o fato ocorreu, até que os bombeiros foram chamados e o encaminharam ao hospital.

Até o momento, não se tem notícias sobre o estado de saúde de Stern.

O ex-chefão da NBA esteve no comando de 1984 até 2014, um período que ajudou a deixar a liga como se conhece nos moldes atuais. Sob seu comando, sete times foram adicionados e seis outras franquias foram realocadas. A receita anual dos contratos televisivos aumentaram em mais de 40 vezes, os salários dos jogadores saltaram de 250 mil dólares em 1984 para mais de 5 milhões, além dos valores das franquias dispararem.

Pessoas de dentro e fora da liga enviaram suas mensagens de apoio, como Magic Johnson que desejou melhoras para "um grande amigo que ajudou a salvar minha vida".

"Se junte a Cookie [esposa] e eu para rezarmos por meu grande amigo que salvou a minha vida, o ex-comissário da NBA David Stern. Ele sofreu uma hemorragia cerebral e teve que ser conduzido a uma cirurgia de emergência".

Stern foi uma pessoa fundamental para a história do astro dos Lakers. Johnson anunciou sua aposentadoria em 1991 por conta do HIV, mas retornou no ano seguinte para jogar o All-Star Game com o suporte do chefe, mesmo que alguns jogadores estivessem receosos de encarar o jogador por conta de sua saúde. Mais tarde, Johnson voltou em definitivo a liga com suporte de David, também.

Muitos outros nomes desejaram melhoras para o indicado ao Hall da Fama em 2014.

Outros feitos em seu comando foram as aberturas de 13 escritórios ao redor do mundo, a disputa de partidas da temporada regular fora dos Estados Unidos - pela primeira vez nos esportes profissionais - e a permissão para que seus atletas disputassem as Olimpíadas - na época do "Dream Team", que voltou com a medalha de ouro em 1992.

Além disso, fundou a WNBA em 1997. Foram muitas iniciativas que, literalmente, modificaram a liga, incluindo teste antidoping, teto salarial e a implementação do código de vestimenta.