<
>

NBA: Harden marca 60 pontos contra os Hawks e quebra recordes históricos

O Houston Rockets massacrou o Atlanta Hawks no último sábado por 158 a 111 pela temporada regular da NBA e, mais uma vez, com James Harden fazendo história.

O 'Barba' levou apenas 31 minutos dentro de quadra para marcar nada menos do que 60 pontos, e tudo isso com o menor número de arremessos da história: foram precisos apenas 24 chutes para alcançar o feito.

Sobre a nova marca da carreira, o jogador pareceu não estar tão animado quanto os torcedores: "Não tenho que falar nada, nem de minhas marcas individuais, que estão em segundo lugar, e muito menos de oferecer aos meus companheiros que jogam menos terem a oportunidade de ter mais minutos".

Mas o treinador Mike D'Antoni estava bem feliz pelo feito do jogador: "Não se trata de alcançar essa marca, mas sim a maneira como se faz. Sinceramente, algo incrível".

No entanto, após quebrar marcas, no último quarto da partida, o astro ficou no banco de reservas.

Ver essa foto no Instagram

When you're 2 points away from your career-high and coach takes you out 😂

Uma publicação compartilhada por ESPN (@espn) em

"Quando você está a dois pontos do recorde de sua carreira e o treinador te tira do jogo..."

Claro que não passou de brincadeira e Harden comentou depois que estava se "divertindo" com os torcedores no banco. "Estava brincando um pouco com os torcedores, mas sinceramente não sabia [sobre o recorde]. Mas jogamos muito bem nos três primeiros quartos, o que nos permitiu oferecer a oportunidade aos companheiros", disse.

Só que não para por aí. A pontuação do camisa 13 de Houston entrará para os livros de história, mas muito mais para os de estatísticas.

Recordes, recordes e mais... recordes

  • Primeiro, a partida do último sábado teve a segunda maior margem de distância na história da NBA quando o time perdedor marcou pelo menos 110 pontos. A diferença foi de 47 pontos. Além disso, a marca de 81 pontos no primeiro tempo é a terceira maior da história do clube.

  • Essa foi a segunda vez na temporada que os Rockets marcaram 150 pontos em um jogo. É o primeiro time a conseguir esse feito desde 1990/91, quando Nuggets, Bulls e Suns fizeram.

  • Quando Harden esteve em quadra, apenas a pontuação dele já vencia os Hawks por 60 a 58. Ele também tinha, sozinho, mais bolas de três que os adversários.

  • É a sétima vez que o jogador marca mais de 25 pontos nesta temporada, e também é a oitava vez que marca mais de 40 pontos. Disparado o jogador com mais jogos marcando tantas vezes da liga.

  • É a terceira vez apenas nesta temporada que o jogador marca 30 pontos em um único quarto. É o único na liga que fez isso mais de uma vez. Além disso, é a 24ª vez que marca essa quantidade de pontos em um quarto na carreira, atrás apenas de Kobe Bryant (27).

  • E lhe custou a entrada em uma lista seleta: jogadores com mais jogos de 50 pontos na carreira. O primeiro é Wilt Chamberlain com 118, logo atrás vez Michael Jordan com 31, Kobe Bryant com 25 e James Harden com 20.

  • E empatou com Michael Jordan como terceiro jogador com mais jogos de 60 pontos na carreira. Chamberlain (32) lidera, Kobe (6) vem na sequência e Jordan e Harden (4) empatam.

  • Se juntou a Klay Thompson (contra os Pacers, em 2016) como terceiro jogador nas últimas 25 temporadas a marcar 60 pontos em três quartos. Mas o jogador dos Warriors fez em menos tempo (29 minutos) do que o Barba (31).

  • O armador também se juntou a Elgin Baylor como os únicos jogadores com 60 pontos e cinco assistências em uma partida.

  • Novamente, juntou-se a Chamberlain como o segundo jogador a conseguir três partidas de 60 pontos em apenas uma temporada. A lenda do basquete lidera com 17 partidas, em 1962, e também o segundo colocado com cinco em 1961; Harden tem três nesta temporada, o mesmo número que Chamberlain fez em 1963.

  • O jogador já tem 739 pontos na atual temporada, o sexto na história de jogadores com menos de 20 jogos, porém os Rockets disputaram apenas 19. Ainda terá a partida contra os Spurs, na próxima terça-feira, para tentar subir no ranking.

  • E neste ano, o jogador é o dono de oito das dez maiores pontuações: 1. James Harden: 61 2. James Harden: 61 3. James Harden: 60 4. Damian Lillard: 60 5. Devin Booker: 59 6. James Harden: 59 7. James Harden: 58 8. James Harden: 58 9. James Harden: 57 10. James Harden: 57