<
>

NBA: LeBron e seu filho jogando juntos? Entenda os próximos passos para que isso aconteça e como isso pode mudar regras da NBA

LeBron James entrou na NBA em 2003. De lá até hoje, enfrentou lendas que dominaram os anos 90 e 2000 como Reggie Miller, Shaquille O'Neal e Allen Iverson. Agora, está perto de dividir quadra com seu filho, nascido em 2004.

Exemplos de pais e filhos que dão certo no esporte não faltam: Dell e Steph Curry, Archie, Peyton e Eli Manning, Mazinho, Thiago e Rafinha Alcântara. Mas dividindo quadra e jogando em alto nível já é um cenário mais raro.

LeBron James Jr, conhecido como Bronny, completa 15 anos neste domingo, mas seu repertório de jogadas é de gente grande. Atualmente, morando em Los Angeles, joga pela Sierra Canyon School, escola muito tradicional no basquete - inclusive junto com Zaire Wade, filho de Dwyane. O garoto está no primeiro ano do High School, o que seria o Ensino Médio (que nos EUA dura 4 anos).

LeBron pai tem 34 anos (faz 35 em 30 de dezembro) e dispensa apresentações. Tem contrato com o Los Angeles Lakers até o meio de 2022 e então, novamente, será dono de seu destino. Lá, terá 37 anos e terá jogado 19 temporadas.

Então vamos imaginar que agora estamos em julho de 2022. LeBron James define seu novo contrato com algum time da NBA para jogar sua 20ª temporada. LeBron James Jr está em seu último ano do High School.

Agora se passou mais um ano. LeBron James, com 38 anos, tem com um contrato vigente com algum time da NBA, ou está prestes a definir seu futuro, caso tenha assinado apenas por um ano em 2022. Bronny está formado na escola. E isso pode ser o ponto de virada para a maior liga de basquete do mundo, caso isso já não tenha acontecido antes.

Em 2006, a NBA decidiu que um jogador apenas poderia se inscrever no draft um ano após se formar na escola, tentando obrigá-los a fazer faculdade. A regra ainda é muito discutida e seu futuro é incerto, mas o potencial financeiro que dois "LeBrons" têm pode ser o que falta para essa regra acabar.

LeBron foi escolhido sem passar pela faculdade, e seu filho pode fazer a regra acabar e repetir o caminho do 'papai'.

O cenário ainda se torna mais possível ao lembrar de quem estamos falando. O astro da NBA simplesmente não parece envelhecer, e é estranho imaginar que ele já se aposentará, até para ele mesmo:

"Eu venci as probabilidades. Nunca impus um limite, e nunca disse quantos anos eu queria jogar. Eu já excedi tudo isso, eu acho", disse LeBron.

A expectativa de vida de um jogador na NBA definitivamente não é de 16 anos. Com 1,80 metro e 65 kg (e contando), o menino já chamou atenção de algumas das maiores universidades do país. Mas será que será necessário?

De uma maneira ou de outra, em 2023 (sem passar pela universidade) ou em 2024 (após um ano como universitário), LeBron James Jr. deve se inscrever no draft.

É importante lembrar que o processo de escolha de calouros da NBA normalmente acontece em junho, antes do mercado de agentes livres abrir. Isso quer dizer que LeBron saberá o time que escolheu seu filho antes de decidir seu futuro em uma possível agencia livre.

Companheiros de time? Rivais mortais? É esperar para ver...